CULTURA

Desfile mostra exageros da moda contemporânea

Evento produzido por formandos do Curso Técnico em Produção de Moda do Senac aborda, em desfile gratuito, os exageros da sociedade quando o assunto é moda

Cibele Vieira/[email protected]
15/05/2024 às 13:59.
Atualizado em 15/05/2024 às 13:59
Treze alunos criaram 26 modelos de roupas que demonstram o consumismo na moda e os excessos da estética que tornam as pessoas reféns na busca por um padrão de beleza (Divulgação)

Treze alunos criaram 26 modelos de roupas que demonstram o consumismo na moda e os excessos da estética que tornam as pessoas reféns na busca por um padrão de beleza (Divulgação)

A emoção, a beleza e o consumo que cercam os assuntos ligados à moda estarão presentes no desfile “Ciclo Em Fim” que acontece hoje (dia 15) no Senac Campinas, às 19h. O grupo, formado por 13 alunos que estudam questões relacionadas à produção da moda, criou 26 modelos para refletir sobre os exageros da sociedade contemporânea. Com uma cenografia feita com a técnica de lambe-lambe (cartazes colados) a partir de recortes de jornais e revistas, o pátio do Senac pretende transmitir o clima de uma semana de moda. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O professor Eduardo Vilas Bôas – um dos docentes que apoiou os alunos no desenvolvimento do processo criativo, planejamento e apoio à produção do evento – explica que “serão abordados os exageros no consumo de forma geral, com um olhar que vai além da moda, com looks que provocam reflexões sobre as emoções e criticam o consumismo exagerado e os excessos da estética que tornam as pessoas reféns na busca por um padrão de beleza”.

A moda hoje é mais democrática e plural em todos os sentidos, pondera o docente, se referindo ao casting – modelos e outros profissionais que atuam nos bastidores – que é integrado por índios, negros, corpos gordos e diversidade sexual. “Há espaço para todo tipo de expressão, dentro e fora da passarela, o desfile expressa muito esse olhar da diversidade”, salienta.

Para Eduardo Vilas Bôas, “hoje, as tendências de moda e de comportamento estão cada vez mais plurais e democráticas, mas existe uma consciência e preocupação maiores com o que consumimos. Tanto o consumidor quanto o mercado estão mais conscientes do que é consumido e os impactos desse consumo. Por isso, acho que a moda está muito mais alinhada a esse comportamento consciente do que com a estética, que é muito pessoal”.

Os alunos que propuseram a atividade foram a São Paulo assistir à última edição do Fashion Week – maior evento de moda do País –, de onde trouxeram inspirações e ideias tanto para o desfile como para a parte cenográfica do evento. Eduardo explica que há um momento do curso de Produção de Moda que é específico para planejamento de evento de moda, envolvendo a parte prática, que deu origem ao desfile. Antes de iniciar a produção, os grupos envolvidos realizaram uma pesquisa intensa sobre tecidos, padronagem, cores e texturas, além de questões relacionadas a estética, consumo e beleza.

A aluna Amandi Castaldeli produziu um modelo chamado ‘Grande Kali’, onde reproduziu em retalhos de jeans a emoção da revolta. “Trouxe para os dias atuais a releitura inspirada na Kali, uma deusa hindu que representa a destruição e renovação com paixão e liberdade espiritual, voltada para as minorias sociais, que são pessoas reprimidas e que sentem a revolta e o vazio daquilo que vivem, em emoções muito pessoais. Usei muita reposição e muita coisa feita à mão, inclusive peças de brechó para criar algo novo”, explica.

A jornada visual que pretende transmitir esses questionamentos e sentimentos está na proposta do desfile, que se inspirou na mitologia de Ouroboros. O nome vem do grego antigo: oura significa "cauda" e boros significa "devora". Assim, a palavra designa "aquele que devora a própria cauda". A imagem tem raízes no Egito e Grécia, e se tornou um símbolo místico com várias interpretações.

O CONSUMO DE MODA NO BRASIL

O Brasil tem o nono maior mercado de roupas e acessórios do planeta, o que mostra a potência do consumo de moda no País e como esse segmento impacta a vida da população. No final de 2023 ,o Opinion Box realizou um estudo inédito com 2.170 consumidores em todo o País e revelou que 52% associam comprar itens de moda a momentos felizes e 51% dos entrevistados compram itens de moda pelo menos uma vez por mês. De acordo com a pesquisa, 66% costumam fazer compras online e 53% em lojas físicas. Entre as pessoas que compram online, 59% afirmam que os preços competitivos são decisivos na escolha.

PROGRAME-SE 

Desfile “Ciclo Em Fim”
Quando: Hoje, dia 15, às 19h
Onde: Pátio do Senac Rua Sacramento nº 490, Centro, Campinas
Entrada Gratuita
Informações:
Instagram @senac.campinas

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