Exposição com 30 obras do médico artista Jorge Paschoal, fica aberta ao público até meados de agosto em instituto inaugurado recentemente na Unicamp
Obras que compõem a exposição em cartaz até 14 de agosto na Unicamp (Divulgação)
Uma exposição com desenhos intitulada "Campos vicejantes" marca o final de um ciclo na carreira do médico e professor Jorge Paschoal e abre um novo tempo de dedicação ao trabalho do artista. Instalada no átrio do segundo piso do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça & Pescoço (IOU), onde permanece até 14 de agosto, a mostra marca também sua aposentadoria como médico otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Medicina da Unicamp, onde atuou por mais de 50 anos.
Foi durante a graduação em Medicina - turma de 1968 - que seu interesse pelas artes amadureceu. Com um pequeno grupo de amigos, Paschoal passou a ter aulas na casa do pintor campineiro Egas Francisco, que ele considera seu grande mentor. "Como professor de arte, Egas tem um perfil raro. Respeitando o trabalho do aluno, orienta na composição e na exploração dos recursos, seja tinta ou lápis", comenta. Seu processo de criação não obedece a regras ou planejamento. “Eu costumo dizer que desenho por desenhar, é tudo bastante aleatório", afirma.
A pandemia foi um tempo fértil de produção, que ele classifica como "uma experiência ao mesmo tempo dolorosa e enriquecedora. No isolamento, eu pude fortalecer ainda mais minha ligação com a arte e com a escrita". Parte dos trabalhos expostos no IOU foram produzidos nesse período de isolamento. "São uma pluralidade de cores, formas, motivos e emoções", diz. Ele utiliza a técnica pastel oleoso e também trabalha com grafite.
Paschoal não perde sua ligação com a Unicamp. Quatro obras da exposição "Campos vicejantes" serão doadas para o IOU. A escultura em frente ao novo hospital, intitulada "A Cura", de autoria de Paulo Roriz, também foi doada por ele. A partir de agora, a arte deve ocupar mais espaço na vida do médico, que tem pela frente o desafio de catalogar o acervo da Galeria Outrora, um espaço que mantém com obras de vários artistas no bairro Cambuí.
PROGRAME-SE
Mostra "Campos Vicejantes"
Quando: até 14/08 - agendar data e horário da visita pelo WhatsApp (19) 97116-2401
Onde: IOU - Unicamp - Av. José Roberto Magalhães Teixeira, 150, Cidade Universitária