CADERNO C

De Sinfônica a documentários, Maio é dedicado à música em Indaiatuba

Durante todo o mês, a cidade promove uma programação gratuita com shows, exposições e filmes, para todas as idades

Da Redação/cadernoc@rac.com.br
03/05/2025 às 11:58.
Atualizado em 03/05/2025 às 11:58

Banda Sinfônica da Unicamp (Divulgação)

Uma programação farta, com atrações em diferentes estilos, é o que promete o 33º Maio Musical, que acontece em Indaiatuba, cidade localizada a cerca de 27 km de Campinas pela Rodovia Santos Dumont. Além de apresentações musicais, haverá exposições, contação de histórias, filmes e outros eventos que seguem até 31 de maio em vários locais, todos com entrada gratuita. Para montar a programação deste ano, foram avaliados 62 projetos, sendo 49 habilitados e 26 contemplados por meio do edital de chamamento público municipal. Informações e programação detalhada podem ser consultadas no Instagram @culturaindaiatubaoficial

Entre as apresentações de hoje (dia 3), a Banda Sinfônica da Unicamp apresenta "A Divina Comédia", no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaie). Amanhã (dia 4) tem a Roda de Choro que antecede a abertura da exposição do clarinetista indaiatubano Nabor Pires Camargo, no Casarão Pau Preto. E também amanhã, domingo, há o show de Edson e Hudson às 19h30 no Parque Ecológico. Na terça (dia 7) abre outra exposição especial, também no Casarão, dedicada ao compositor e arranjador Marcelo Antunes Martins, destacando suas contribuições à música brasileira.

Há ainda uma programação especial no Topázio Cinemas, com quatro sessões de documentários voltados à temática musical, às terças-feiras (dias 6, 13, 20 e 27) sempre às 19h30, com ingressos trocados por 1 litro de leite, destinado ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade). No dia 10 de maio, às 10h, a Biblioteca Pública sedia a contação de histórias "Nabor para as Crianças”.

"Nosso objetivo é valorizar e incentivar o trabalho dos artistas do município, sem deixar de trazer grandes nomes da música nacional de inúmeras vertentes musicais, como MPB, samba, sertanejo, blues, rock e outras", destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

No Parque Ecológico, as apresentações acontecem em dois palcos montados em frente à Prefeitura. Ao longo do mês, se revezam Edson & Hudson (dia 4), Renato Carlini (11), Corporação Musical Villa Lobos (15), Ultraje a Rigor (17), Paulo Miklos com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (dia 18), o samba de Diogo Nogueira com a Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (dia 25), só para citar alguns exemplos. A programação será encerrada no dia 31 com a dupla local Sync2 e show do Tiago Iorc. As Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, terão a Área PcD para curtir os shows, devidamente identificada e com visão privilegiada do palco.

HOJE TEM BANDA 

A Banda Sinfônica da Unicamp, criada em 2022, é integrada por 67 alunos da Escola Livre de Música da Unicamp, com instrumentos de sopro e percussão, além do contrabaixo acústico. O regente e diretor artístico Fernando Hehl conta que esta é a primeira apresentação do grupo fora de Campinas, e começa às 20h no palco do Ciaei, com entrada gratuita.

A apresentação será marcada por uma suíte baseada na obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, que conta a narrativa de um poema épico dividido em partes, entre inferno, purgatório e paraíso. O concerto consiste em quatro movimentos entrelaçados à narrativa da obra literária. Além de a peça, também serão tocadas duas aberturas sinfônicas, sendo uma delas uma composição original de Tiago Pallone - a pedido da Banda Sinfônica - e a outra, uma composição conhecida de Jacob de Haan.

Segundo Hehl, a apresentação é densa devido ao contexto literário em que ela se baseia, de uma ascensão que leva ao encontro com o divino. Os trechos narrados durante o concerto propõem uma imersão ao conto. Ao final da apresentação que tem a duração de pouco mais de 1h, para que o contexto ganhe mais leveza e animação, será apresentada mais uma peça - com 10 minutos de duração - com os principais temas do musical do Rei Leão. "Assim o público vai poder ir embora para casa mais leve com um momento de descontração e mais lúdico", diz o regente.

DUAS EXPOSIÇÕES 

O Casarão Pau Preto sediará duas exposições durante o Maio Musical. A primeira é "Nabor Pires Camargo: Recordações de um Clarinetista", que será aberta a visitação na segunda, dia 5. O músico, natural de Indaiatuba, foi pioneiro ao levar o clarinete aos palcos do rádio e da música instrumental brasileira, sendo reconhecido por sua elegância musical, técnica apurada e paixão pelo choro. Além do acervo expositivo, a programação conta com a roda de choro que acontece amanhã (4) às 10h.

Na terça, dia 7, às 19h tem a abertura da exposição "Marcelo Antunes Martins: Vida e Obra". A mostra destaca a trajetória musical do maestro, compositor e arranjador Marcelo Antunes Martins (1961-2025) e seu legado de contribuições à música brasileira. Conhecido pelo trabalho com a "Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres" e por sua atuação como educador musical, ele terá na exposição um panorama da carreira com partituras, gravações e materiais que ilustram sua dedicação à música brasileira.

PROGRAME-SE 

33º Maio Musical de Indaiatuba 

Quando: Até 31 de maio, em dias e horários que podem ser conferidos no Instagram @culturaindaiatubaooficial ou site https://www.indaiatuba.sp.gov.br/ 

Onde: 

Centro Educacional (Ciaie) Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina — Fone (19) 3801-9191 

Casarão Pau Preto Rua Pedro Gonçalves, 477, em Indaiatuba 

Parque Ecológico Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n Vila Sfeir, em Indaiatuba 

Entrada Gratuita 

Informações: Instagram @culturaindaiatubaoficial

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por