Inscrições estão abertas até domingo (23) para o CULTSP PRO que anuncia vagas para cursos gratuitos em Campinas e Hortolândia
Campinas terá o curso ‘Livros em Movimento: Estratégias de Distribuição’, enquanto Hortolândia, ‘Operação de Sala de Espetáculo’ (Divulgação)
O "CULTSP PRO Escolas de Profissionais da Cultura"— um programa da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas—está anunciando novos cursos na região de Campinas, presenciais e também na modalidade online. Em Campinas, são oferecidas 20 vagas e Hortolândia terá 30 vagas. Na modalidade EAD (online), serão 25 vagas. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.cultsppro.org. br/ até 23 de março.
Campinas recebe o curso "Livros em Movimento: Estratégias de Distribuição", voltado a profissionais da produção editorial que querem aprimorar seus conhecimentos sobre divulgação e comercialização de livros no Brasil. O curso também abordará tendências digitais e empreendedorismo no setor. Com 16 horas de duração, será ministrado por João Varella entre os dias 8 e 11 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, com uma hora de pausa. As aulas acontecem na Livraria Candeeiro e é necessário comprovar experiência na área editorial por meio de portfólio ou currículo.
Já Hortolândia terá o curso "Operação de Sala de Espetáculo", para o aperfeiçoamento em montagem e operação de som e iluminação em eventos e espetáculos. A formação oferece uma abordagem teórico-prática, permitindo que os participantes conheçam os principais parâmetros de áudio e luz, além de terem contato com a montagem, configuração e operação de sistemas básicos de sonorização e iluminação. Com 40 horas de carga horária, o curso será ministrado por Felipe Scalzaretto entre 12 de abril e 17 de maio, aos sábados, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Elisabeth Keller de Matos. Não há pré-requisitos para participar.
Para os interessados no tema "Artesanato: Plano de Negócios", a opção é a participação online. São 25 vagas com carga horária de 16 horas no período de 5 a 9 de maio (segunda a sexta-feira) das 19h às 22h20, com a docente Renata Mendes. Para participar, o artesão já precisa ter seu negócio iniciado, residir no Estado de São Paulo e a preferência das vagas é para quem já tenha CNPJ e/ou carteira do SICAB válida.
O CULT PRO foi lançado em outubro de 2024 e até dezembro já havia realizado cerca de 3, 2 mil atendimentos na Região Administrativa de Campinas, segundo a secretária Estadual de Cultura, Marilia Marton. "Lançamos mais uma etapa abrangente do programa, para que todos tenham a chance de transformar a cultura em uma verdadeira força econômica, impulsionar a economia criativa e para valorizar os fazedores de cultura no Estado.”.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram