Projeto ‘Nossa (sub)versão’ celebra o protagonismo infantil com o lançamento de um livro que é fruto de trabalho coletivo, e sua criação é mostrada na exposição da Biblioteca Zink
‘O livro com depois colorido’ faz parte do projeto de incentivo à leitura ‘Nossa (sub)versão’, que já abrangeu 120 crianças de 9 a 11 anos (Divulgação)
A publicação "O livro com depois colorido" é uma obra coletiva escrita por crianças da região do Campo Belo, na periferia de Campinas, que será lançada hoje (dia 10) com uma sessão de autógrafos protagonizada pelos pequenos autores a partir das 10h. Será na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas, que também sedia uma exposição mostrando todo o processo criativo envolvido nessa produção. A entrada é gratuita e a visitação está aberta até dia 30.
A iniciativa faz parte do "Nossa (sub)versão", um projeto de incentivo à leitura. Ao longo de dois anos, o trabalho envolveu 120 crianças de 9 a 11 anos, cursando o 3˚ e o 4˚ anos do ensino fundamental, com ações de mediação e leitura expandida que uniram literatura e arte como ferramentas de fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários.
O projeto é promovido pelo Instituto Padre Haroldo (IPH), em parceria com a Escola Estadual Paul Eugene Charbonneau, localizada no Jardim Fernanda, com o apoio da Fundação FEAC.
A exposição tem cerca de 100 produções e 30 fotos das atividades realizadas, depoimentos das crianças e participantes, além de vídeos e fotografias que expressam a vivência literária no território.
A mostra permite que os visitantes compreendam o contexto de criação do livro, bem como os conceitos que fundamentam a tecnologia social aplicada nessa experiência, mostrando como o brincar, a criatividade e a literatura impactam positivamente as crianças e a sociedade.
"Crianças têm histórias para contar — e elas merecem ser ouvidas" é uma das mensagens que guiam o projeto. Além de reforçar o protagonismo infantil e valorizar as narrativas periféricas, a iniciativa promove transformação social por meio do acesso à cultura e à escuta ativa, comenta Hellen Gama, analista de projetos da Fundação FEAC.
O projeto reforça que a leitura é fruição, brincadeira e prazer estético, mas também é uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social. "Mais do que um lançamento, o momento é símbolo de pertencimento e orgulho territorial", explica Rafael Moya, gerente de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC. Para ele, "ao darmos vez e voz para as crianças, mostramos desde cedo que elas podem e devem ser protagonistas de suas histórias".
PROGRAME-SE
Lançamento ‘O livro com depois colorido’ e exposição ‘Nossa (sub)versão’
Quando: abertura hoje ( dia10), das 10h às 12h.
Visitação até 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Biblioteca Zink, Av. Benjamin Constant, nº 1.633, Centro, em Campinas.
Entrada Gratuita
Informações: (19) 2515-7091; @bibliotecazink; @obondedasestrelas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.