PROGRAME-SE

Coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo faz ensaio aberto no Correio Popular

Coralistas cantam na sede do jornal neste próximo sábado; apresentação final natalina acontece dia 15 de dezembro na igreja

Aline Guevara/ [email protected]
05/12/2023 às 09:14.
Atualizado em 05/12/2023 às 10:06
Integrantes do coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo (Reprodução/ Facebook)

Integrantes do coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo (Reprodução/ Facebook)

A sede do Correio Popular vai acolher temporariamente o coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo durante os ensaios preparatórios para o espetáculo de Natal que o grupo tem preparado. O próximo ensaio, que é aberto, vai acontecer no próximo sábado, 9h às 13h. A organização convida o público a comparecer ao local. 

O coro, formado por 16 pessoas, está preparando o repertório do concerto de fim de ano. "Jesus alegria dos homens", de Johann Sebastian Bach, "Jesus Nasceu", de Georg Friedrich Händel, "Ó Noite Santa", de Adolphe Adam, "O Primeiro Natal" (melodia inglesa traduzida por Ruth See em 1941) e clássicos populares como "Noite Feliz", são algumas das composições que integram o programa, que deve ter cerca de 45 minutos de duração. O concerto final de Natal está marcado para acontecer no dia 15 de dezembro, às 19h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo.

O maestro Marcus Vinícius Nunes, que ocupa a posição de Mestre Capela desde 2021, explica que, antes de cada canção, haverá um momento de contextualização da composição. "Além de sacro, cantamos um repertório erudito e temos essa tradição do repertório natalino. Este ano, vamos apresentar peças bastante tradicionais", reforça. O regente informa que o coro funciona como um guardião histórico, pois a basílica tem um órgão de tubos, um instrumento raro, e o grupo atua na manutenção do instrumento. "Será um concerto bem peculiar, pois os coralistas vão ficar na frente da basílica, lá no altar central. Contudo, o órgão vai tocar lá de cima do espaço do coro da igreja. Será muito interessante para o público, que vai perceber duas fontes sonoras vindas de lugares distintos", detalha ele.

A Basílica Nossa Senhora do Carmo foi a primeira paróquia no centro de Campinas, inaugurada em 1781, pouco depois da fundação da cidade. Apesar de não haver um registro oficial do início do coro na igreja, Marcus afirma que esta composição esteve ali desde o início. "Inclusive o Maneco [Manuel José Gomes], o pai de Carlos Gomes, foi Mestre Capela da Basílica, lugar que eu ocupo hoje", lembrou o regente.

PROGRAME-SE

Ensaio aberto do coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo

Quando: sábado, 9/12, às 13h

Onde: Sede do Correio Popular - Rua 7 de Setembro, 189, Vila Industrial

Concerto de Natal do coro da Basílica Nossa Senhora do Carmo

Quando: sexta-feira, 15/12, às 19h

Onde: Basílica Nossa Senhora do Carmo - Rua Barão de Jaguara, Praça do Carmo, s/n — Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por