Narradores do grupo Miguilim interpretam trechos do conto "Dão-lalalão", primeira novela do livro “Noites do Sertão”, terça-feira em Sousas
Tiago Goulart e Dôra Guimarães: atividade estimula a leitura das obras do autor mineiro (Marta Leandro)
"Dão-lalalão", de João Guimarães Rosa, é a primeira novela do volume "Noites do Sertão", publicada em 1956. "Este é o livro considerado o mais 'erótico' do autor, e a história é poética, bonita, com certeza vai sensibilizar as pessoas", comenta Dôra Guimarães, responsável pelo recorte e montagem do texto. Ela e o multiartista Tiago Goulart contam, pelo período de uma hora na noite desta terça-feira, o trecho "Soropita, o devente". O protagonista da novela é Soropita, que passa maior parte da trama em seus devaneios que pouco a pouco invadem a narrativa, mostrando o ex-jagunço que se apaixona e casa com uma ex-meretriz.
Dôra Guimarães é narradora de textos literários e diretora do Grupo Miguilim de contadores de histórias, em Cordisburgo, MG, que em 2022 completa 25 anos de fundação. É formado por crianças e adolescentes especializados na narração, com sentimento, da obra de Guimarães Rosa em sua terra natal e treinados para receberem turistas no museu do escritor. Tiago Goulart é multiartista e também contador de histórias, oriundo do Grupo Miguilim, onde foi da terceira turma dos cerca de 200 jovens que já passaram por este trabalho. Dôra e Tiago já narraram outros contos do escritor e acreditam que essa atividade incentiva as pessoas na leitura.
"Esse trabalho divulga a obra de Guimarães Rosa e motiva a leitura. Ao ouvir a narração, as pessoas perdem o medo de começar, quebra aquele preconceito de achar que ele é um escritor difícil de ler", garante Dôra.
Soropita, que dá nome ao trecho escolhido, é um ex-boiadeiro e exmatador, que se apaixona e casa com a prostituta Doralda. Dominado pelo medo de que descubram o passado dela, vão viver num lugar bem distante. Mas isso não impede que, em certo dia, apareça um velho conhecido, aumentando os conflitos do protagonista.
PROGRAME-SE
Leitura de "Soropita, o Devente"
Quando: terça-feira, 8/11, às 19h
Onde: Rabeca Cultural - Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas
Informações: WhatsApp (19) 99720-6186 ou Instagram: @rabecacultural