O evento, marcado para o dia 6 de dezembro, terá a mediação do professor Eduardo Barbosa, especialista em projetos de leitura e escrita criativa
Obra de 1964 da escritora que veio da Ucrânia para o Brasil foi escolhida por abordar a repartição da comida: tema alinhado ao Natal (Divulgação)
O conto "A repartição dos pães", de Clarice Lispector, será o tema do primeiro debate literário que acontecerá no auditório do Correio Popular no dia 6 de dezembro, com mediação do professor e pesquisador Eduardo Barbosa.
Com duração média de três horas, o encontro começa com uma breve introdução sobre a vida e obra de Clarice Lispector, seguida pela explanação sobre as características da literatura clariciana. Eis, então, o momento da leitura do conto, que foi publicado em 1964 na coletânea "A Legião Estrangeira", e por fim vem o ponto alto do evento, que é o momento de compartilhamento de percepções, opiniões e sentimentos despertados pelo conteúdo do texto. Todos os presentes participam e o professor Eduardo, que é formado em Letras e tem larga experiência como mediador de encontros literários, ficará encarregado, então, de realizar intervenções que servirão como chaves para uma melhor compreensão do conto e da obra de Clarice. "É um texto lindíssimo, com uma mensagem que está totalmente alinhada a este período do Natal”, diz. Ele conta que neste evento especial serão abordados elementos como epifania, sinestesia e monólogo interior.
A participação neste evento repleto de oportunidades de trocas e diálogos requer um investimento no valor de R$ 75,00. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3772-8000 ou diretamente na sede do Correio Popular, na Vila Industrial.
MOVIMENTAÇÃO CULTURAL
O evento é mais uma iniciativa do Correio Popular para movimentar a cena cultural da cidade e usar de forma atrativa o espaço que existe em sua sede, que fica bem próxima ao Centro de Campinas. O objetivo de iniciativas como esta é aproximar a população de Campinas de tudo o que envolve cultura e sobretudo a leitura. Já foram realizados no auditório do jornal o lançamento do primeiro livro da professora Beatriz Aoki e uma contação de histórias voltada para crianças, em parceria com a Fundação Logosófica de Campinas.
A diretora de marketing do jornal, Aline Rodrigues, reforça que o auditório e o espaço de eventos estarão abertos para lançamentos, palestras, apresentações culturais e outras vivências com os leitores e a população em geral. Eventos esportivos acadêmicos e corporativos também poderão ser realizados brevemente no espaço que contará, inclusive com uma sala para coworking.
PROGRAME-SE
Debate literário sobre o conto "A repartição dos pães"
Quando: quarta-feira, 6/12, das 14h30 às 17h30
Onde: sede do Correio Popular - R. Sete de Setembro, 189, Vila Industrial
Ingresso: R$ 75,00
Informações: 3772-8000
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.