CADERNO C

Confraria da Dança recebe inscrições para residência artística

O projeto, com três meses de duração, tem fomento da Funarte e é destinado a artistas da Região Metropolitana de Campinas que poderão se inscrever até o dia 29 de abril

Da Redação/[email protected]
23/04/2025 às 17:52.
Atualizado em 23/04/2025 às 17:52
Serão selecionados quatro artistas para participar da Residência Artística ‘Criação e Criatura — Animália’ (Lucas Ichimaru)

Serão selecionados quatro artistas para participar da Residência Artística ‘Criação e Criatura — Animália’ (Lucas Ichimaru)

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo da Residência Artística "Criação e Criatura – Animália", promovida pela Confraria da Dança. Podem participar artistas maiores de 18 anos, residentes na Região Metropolitana, com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins, e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva. Quatro artistas da cena serão selecionados para integrar o projeto, desenvolvido de junho a agosto em Campinas. com remuneração individual no valor de R$ 3.500. A Confraria da Dança é um grupo artístico sediado em Campinas e que tem 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística. 

A residência será conduzida por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, tendo como participante convidado o violeiro e multi-instrumentista João Arruda. Ao longo da residência, os artistas selecionados vão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando sua essência humana com a natureza. O resultado desse trabalho será apresentado ao público em espaço cultural a ser definido em Campinas. Marcelo Rodrigues, bailarino e produtor artístico, explica que "a residência é um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva". 

A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição, com resultado divulgado em 4 de maio e o convite para até 20 pessoas na etapa seguinte. 

A segunda fase ocorre no dia 8 de maio, com uma vivência coletiva na sede da Confraria da Dança, além de entrevistas individuais. O resultado final será divulgado em 16 de maio. A bailarina e coreógrafa Diane Ichimaru diz que o projeto abre “oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada". 

A inscrição é gratuita e deve ser feita até 29 de abril por meio de formulário, que pode ser acessado no site www.confrariadadanca.com.br ou no Instagram @confraria.da.danca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por