A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Cultural
Ultraje faz a festa em Piracicaba durante a Virada Cultural (Divulgação)
Às 18 horas, deste sábado, terá início a Virada Cultural de Piracicaba. Serão 90 atrações em 24 horas de eventos que acontecem em 25 pontos de cultura da cidade, inclusive nos bairros. Essa é a quarta edição da proposta idealizada pela Secretaria de Estado da Cultura no município. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Cultural.
A abertura oficial será no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 18 horas, com a presença de autoridades. Na sequência, sobe ao palco o grupo paulistano Barracão Cultural, que apresentará o espetáculo Facas nas Galinhas.
Para todos os eventos teatrais, inclusive a peça Facas nas Galinhas, de dança e de música (com exceção dos shows nos palcos do Engenho Central) da Virada Cultural, é necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência. Para a apresentação da atração internacional Lee Fields and The Expressions, no Sesc, domingo, às 16h30, os ingressos começam as ser distribuídos às 9h30 de domingo. O Sesc, parceiro do evento, concentra extensa programação sábado e domingo.
Além de Lee Fields, o grupo espanhol Muchachito y Sus Cumpadres é outra atração internacional que complementa a programação da virada em Piracicaba. O grupo encerrará o evento, às 18h30 de domingo, no Engenho Central.
ULTRAJE
Um grande público é aguardado no Engenho para o show da banda Ultraje a Rigor. Roger, Mingau, Bacalhau e Marcos Kleine entram no palco no início da madrugada de domingo, às 0h30. Antes deles, às 18 horas, tem o stand-up comedy com Marcos Castro, DJ Ricardo Don, Sêo Roque, Lucas Santtana e China.
No palco dois do Engenho, neste sábado (25), às 21 horas, haverá Márcio Sartório e às 22h30, Kilohertz. No domingo, as atrações piracicabanas são Caibro Rock à meia-noite, Ricardo Leoni às 15 horas, Magnéticos, às 16h30 e Cantoá, às 18 horas.
No domingo (26), Engenho terá show de Jair Rodrigues (15h30), banda Sabonetes que cantam Roberto e Erasmo (17 horas) e os espanhóis do Muchachito y Sus Cumpadres.
EROTÍDES
Ainda no sábado, o Teatro Erotídes de Campos recebe, às 20 horas, o grupo de dança Babado de Chita com o espetáculo Pra Todo Mundo Dançar, e às 21 horas, o espetáculo Cyrk, do Trio Quintina. No domingo, as atrações na casa de espetáculos começam às 11 horas, com a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Às 14 horas, haverá O Circo dos Irmãos Brothers e às 16h30, com o Grupo Cena 11 Cia. de Dança e o espetáculo Carta de Amor ao Inimigo.
BIBLIOTECA
As Histórias do Nhô Chico, com o professor Douglas Simões, serão contadas às 18 horas de hoje. no auditório da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Campos.
POVOADOR
De acordo com a programação da Semac, na Casa do Povoador acontece hoje, às 18 horas, oficina de Maracatu com Tony Azevedo e, no domingo, a oficina Reciclando na Virada, com Jacob das Artes. O espaço recebe ainda Mostra de Arte do Fórum, apresentação musical do Trio do Porto (às 12 horas), do Quarteto Inspiramental (às 16 horas) e Feira de Arte da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP).
No Largo dos Pescadores são duas atividades no sábado: às 18 horas, a Roda de Samba com Juca Feira e às 19h30, a Banda Time Jazz Band. Já no Parque da Rua do Porto as atividades se concentram a partir das 9 horas de domingo, com contação de histórias com Graziela Angelocci, Carmelina Toledo Piza e Anderson Brongna e o Sarau literário com o Quarteto Opus4 e participação de Lucila Silvestre (ambas as atividades serão às 10h30).
O Museu Prudente de Moraes terá, a partir das 9 horas de domingo, exposição paralela da 25ª Mostra Almeida Júnior, Sarau Choro de Saia, apresentação Ritmos Brasileiros e Conquistando Recompensa, as duas da Fundação Casa.
Também ocorrem eventos no Cemitério da Saudade, Pinacoteca, Mercadão, Rodoviária Intermunicipal, (TCI), Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, bibliotecas Angelina C. Souza Leal (Vila Industrial) e José Antônio de Souza (Parque Orlanda), Centros Culturais Hugo Pedro Carradore (Santa Teresinha), Sebastião da Silva Bueno (Nhô Serra) e Zazá (Mario Dedini) e varejão Parque 1° de Maio.
A programação completa da Virada Cultural Paulista em Piracicaba está disponível no blog www.viradaculturalpiracicaba.blogspot.com e no site www.semac.piracicaba.sp.gov.br. O evento está nas redes sociais, por meio da fanpage www.facebook.com/viradapiracicaba, do Twitter @ViradaPira e do perfil no Instagram viradapira.