belezas sonoras

Concerto marca a comemoração dos 95 anos do Correio Popular

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis animou o público e colocou todo mundo pra dançar na Concha Acústica

Da Redação
04/09/2022 às 20:35.
Atualizado em 04/09/2022 às 21:21
Concerto marca a comemoração dos 95 anos do Correio Popular (Gustavo Tillio)

Concerto marca a comemoração dos 95 anos do Correio Popular (Gustavo Tillio)

No início da noite este domingo, 4 de setembro, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresentou na Concha Acústica do Taquaral o “Grande Concerto Correio Popular: uma viagem pelas belezas sonoras do Brasil e da América Latina” em homenagem aos 95 anos do Correio Popular.

Antes de iniciar a apresentação do repertório especialmente escolhido para a data, a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, apresentou as informações do concerto em homenagem ao Correio e ressaltou “a alegria que é celebrar ao mesmo tempo dois patrimônios campineiros: o Correio e Sinfônica”.

Em seguida, o maestro titular da OSMC Carlos Prazeres falou sobre o evento deste domingo que teve seu amigo Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, como regente convidado e aproveitou para convidar o público para a apresentação do próximo fim de semana.

O repertório escolhido a dedo pelos maestros Prazeres e Mannis animou bastante o público. A marcha "The Washington Post", de Philip Sousa, especialmente composta para o veículo de imprensa norte-americano e fazia um paralelo ao jornal campineiro foi bastante aplaudida. E como ressaltou o maestro Mannis, trazendo o calor do Nordeste para essa noite fria, canções como “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos, e “Feira de Mangaio”, de Sivuca, fizeram o público levantar e até dançar. Ao final da apresentação, os músicos da Orquestra repetiram “Feira de Mangaio” para fechar com chave de ouro o concerto.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) (Gustavo Tillio)

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) (Gustavo Tillio)

A diretora comercial do Correio Popular, Aline Rodrigues, disse que só tem a agradecer à cidade a aos leitores pois ao longo de 95 anos o Correio faz parte da história de Campinas. “Foi uma festa muito bonita, com a participação do público, a Orquestra aqueceu a noite fria e foi muito emocionante”, afirmou e ressaltou que gostaria de fazer um agradecimento especial a Alexandra Caprioli e a todas as pessoas que compareceram ao evento.

Aprovação do público

Cerca de mil pessoas assistiram o concerto da OSMC neste domingo, apesar do vento e da temperatura de 12 graus registrados nos termômetros próximos à Concha Acústica do Taquaral. “Esse público merece o troféu fidelidade à Orquestra”, brincou o maestro convidado Guilherme Mannis. Logo no começo do concerto, quando executou “Samba de Verão”, ele brincou que ia “tocar o samba do inverninho”, em função do frio. A Orquestra mostrou sua versatilidade e técnica ao executar peças clássicas e populares, que o público acompanhou com palmas e danças, principalmente nos xotes e forrós.

Diego Alves Rodrigues e Monica Rodrigues estavam passeando no Parque Taquaral com os quatro filhos (João, 9 anos, Tomás, 7, Rafael, 5, e Maria Clara, 2) quando souberam que haveria um concerto na Concha Acústica. Eles gostam muito de vivenciar com os filhos experiências culturais e por isso correram em casa para pegar cobertores e lanches. “Sabemos o quanto a cultura é importante e nem sempre temos essa oportunidade de acompanhar os concertos, por isso decidimos ficar por aqui hoje, mesmo com o frio”, explica Diego, que atuou como músico por dez anos e gostou de rever o professor de trombone de vara, Fernando Hehl, que hoje toca na Sinfônica.

Repertório escolhido a dedo pelos maestros Prazeres e Mannis animou bastante o público (Gustavo Tillio)

Repertório escolhido a dedo pelos maestros Prazeres e Mannis animou bastante o público (Gustavo Tillio)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por