BELEZAS SONORAS

Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica celebra hoje o aniversário do Correio Popular

Da Redação
04/09/2022 às 14:47.
Atualizado em 04/09/2022 às 14:47
Maestro Guilherme Mannis, de Aracaju para Campinas (Kristina Gonçalves)

Maestro Guilherme Mannis, de Aracaju para Campinas (Kristina Gonçalves)

“The Washington Post”, uma das marchas mais famosas do compositor luso-americano John Philip Sousa (1854-1932), foi a escolhida para homenagear o jornal Correio Popular pelos seus 95 anos no concerto que acontece neste domingo, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. "Uma viagem pelas belezas sonoras do Brasil e da América Latina" é o nome do concerto que será executado por 80 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OMSC), sob a regência do maestro Guilherme Mannis. O evento é gratuito e o acesso será pelo portão 2 do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). 

“Pensamos em uma apresentação informal, adequada à Concha Acústica, que representasse uma grande viagem latino-americana, com ênfase em nosso próprio país”, revela o maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Ele afirma ter escolhido o repertorio junto com o maestro titular da OMSC, Carlos Prazeres. O concerto tem um tempo estimado entre 70 e 80 minutos. 

Além de grandes peças latino-americanas entremeadas a clássicos nacionais, o repertório inclui “muita música popular brasileira em arranjos sinfônicos especiais, transitando pela música carioca e do nordeste brasileiro com bastante leveza e alegria", explica Mannis. Ele comenta que “o concerto será didático, proporcionando ao público uma audição mais ativa e envolvente, pois isso traz uma cumplicidade entre a produção sinfônica e a população, principalmente em locais abertos e democráticos como a Concha, e vai além da busca pela excelência na prática musical”. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, ressalta que a parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Correio Popular para a realização do concerto é um presente à população e à cidade. "A Sinfônica é uma jovem senhora, próxima da idade do Correio Popular e unir esses dois ícones de Campinas em um concerto aberto à população nos deixa muito felizes. São dois patrimônios, um da Cultura e outro da Imprensa, que se uniram para oferecer um concerto alegre e popular para a nossa cidade", afirma.

The Washington Post 

A marcha escolhida para homenagear o Correio Popular em seu aniversário de 95 anos foi composta para o jornal americano “Washington Post”, na década de 1880. Ela foi encomendada a John Philip Sousa, na época líder da Marine Band, para a cerimônia de premiação de um concurso de redação infantil promovida pelo jornal. Foi apresentada pela primeira vez em 15 de junho de 1889 e logo ganhou fama internacional. “Achamos essa peça adequada para homenagear um veículo de imprensa similar”, afirma o regente Guilherme Mannis. 

REPERTÓRIO 

Uma viagem pelas belezas sonoras do Brasil e da América Latina 

  1. Campinas e a ópera nacional - Abertura da ópera “Il Guarany”, de Antônio Carlos Gomes
  2. Festival MPB (3 sambas) - Marina, de Dorival Caymmi / Samba de Verão, de Marcos Valle / Aquarela do Brasil, de Ary Barroso
  3. Uma visita aos pampas e à Argentina - Quatro Danças do Ballet Estância, op. 8ª, de Alberto Ginastera
  4. Brasil e suas reflexões - O trenzinho do caipira, das Bachianas Brasileiras nº2, de Heitor Villa-Lobos
  5. De passagem pelo Nordeste e por suas belezas - Eu só quero um xodó, de Dominguinhos/Anastácia e Feira de Mangaio, Sivuca.
  6. México dançante - Danzón nº2, de Arturo Márquez
  7. Homenagem ao Correio Popular - Marcha “The Washington Post”, de John Philip Sousa
  8. Brasil dançante - Pedras que Cantam, do Trio Nordestino, e Festa do interior, de Moraes Moreira
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por