CADERNO C

Concerto dos 200 anos da Nona Sinfonia de Beethoven estreia em Campinas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp faz apresentação especial e gratuita hoje, sob a regência de Cinthia Alireti, com a participação de solistas e dois corais

Cibele Vieira/[email protected]
12/12/2024 às 15:55.
Atualizado em 12/12/2024 às 15:55
Orquestra Sinfônica da Unicamp vai tocar hoje, acompanhada pelo Coro Contemporâneo (Divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp vai tocar hoje, acompanhada pelo Coro Contemporâneo (Divulgação)

Obra-prima do repertório sinfônico, a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven (1770 — 1827) é conhecida por seu quarto movimento, que incorpora o hino "Ode à Alegria" — uma adaptação do poema de Friedrich Schiller, simbolizando os ideais universais de fraternidade e união. A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) celebra os dois séculos dessa composição com um concerto especial hoje (dia 12), às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sob a direção da maestrina Cinthia Alireti, o concerto será realizado em parceria com o Coro Contemporâneo de Campinas, dirigido pelo maestro Angelo José Fernandes, e o Collegium Vocale Campinas, sob a direção do maestro Akira Kawamoto. 

O concerto contará também com a participação de quatro solistas estudantes da universidade: Katherine Vitória (soprano), Rafaela Duria (mezzo soprano), Clóvis Português (tenor) e Leandro Cavini (barítono). "Uma oportunidade única para apreciar um dos pilares da música ocidental, interpretado por mais de 100 músicos e cantores em uma noite inesquecível", salienta a regente. O concerto é gratuito e aberto ao público, e esse repertório já foi apresentado na última terça (dia 10) em Piracicaba, onde a Unicamp também mantém um campus. 

"Para além de um novo paradigma na música clássica ao incluir coro e solistas em uma sinfonia, a peça foi, durante o século XX, utilizada por espectros políticos opostos, mostrando como as artes atingem a humanidade na totalidade e podem ser lidas de diversas formas", explica Cinthia. Ela conta que, em função dos 200 anos depois de sua criação, "as orquestras do mundo todo têm apresentado essa obra, num grande movimento de comemoração e, como o autor mesmo expressou, como um hino de fraternidade". 

A Nona Sinfonia, com cerca de 70 minutos de duração, inovou com a inclusão inédita de solistas vocais e um coro no palco, junto com a orquestra. Sua primeira apresentação foi em 7 de maio de 1824, quando Beethoven a apresentou em Viena. Os primeiros esboços da composição datam de 1815, quase uma década antes de sua estreia, e a obra foi apresentada 12 vezes em diferentes versões durante a vida do compositor. O quarto movimento tornou-se um marco cultural e humanístico, fazendo parte de momentos históricos, como os Jogos Olímpicos, a queda do muro de Berlim, além de ser o hino oficial da União Europeia desde 1985.

PROGRAME-SE 

Sinfonia n˚ 9, de Beethoven 

Quando: Hoje (dia 12) às 19h30 

Onde: Auditório da FCM, Rua Albert Sabin, Campus da Unicamp, em Campinas 

Entrada gratuita 

Informações: Instagram @orquestrasinfonicadaunicamp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por