NA ESTAÇÃO CULTURA

Com grafite e batalhas de breaking, as múltiplas expressões da cultura hip-hop

‘Circuito Quebrada Viva’ chega a Campinas neste sábado, com várias atrações na Estação Cultura, como DJ, B-boys, B-girls, workshop de dança, biblioteca e brincadeiras para crianças

Mariana Camba/[email protected]
16/04/2025 às 15:01.
Atualizado em 18/04/2025 às 14:19
Grafiteiros vão realizar performances em pintura e grafite em tempo real, durante o evento, e haverá batalhas de breaking kids e entre adultos (Divulgação)

Grafiteiros vão realizar performances em pintura e grafite em tempo real, durante o evento, e haverá batalhas de breaking kids e entre adultos (Divulgação)

Batalhas de breaking, grafite, oficinas e várias outras atrações integram o evento “Circuito Quebrada Viva” – uma atração itinerante que ocorrerá pela primeira vez em Campinas neste sábado (dia 19), das 14h às 20h, na Estação Cultura. O evento é livre para todos os públicos, com entrada gratuita, e promete movimentar e reascender a cultura hiphop no município. Esta é uma ação do projeto “Autonomia Periférica, Manifesto das Bordas”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e de iniciativa do Coletivo Noroest. 

O “Circuito Quebrada Viva” tem uma programação especial, composta pelos quatro elementos da cultura hiphop: DJ (produção musical), MC (mestre de cerimônia), Breakdance (breaking, dança de rua) e grafite (arte de pintar muros). O evento celebra os 10 anos do Coletivo Noroest – grupo periférico e independente proveniente da Vila Perus, em São Paulo, que promove ações culturais gratuitas e itinerantes para a disseminação da cultura hip-hop. 

Neste sábado, na Estação Cultura, o MC (mestre de cerimônia) vai conduzir o evento, com a participação do DJ, que garantirá o som para as apresentações e batalhas de dança. Grafiteiros vão proporcionar performances em pintura e grafite produzidas em tempo real durante o evento. 

O público também poderá assistir às apresentações dos chamados B-boys e B-girls – dançarinos de breaking que participam das batalhas de dança. Para quem quiser aprender mais sobre o breaking, um workshop será oferecido a iniciantes, visando orientá-los sobre os fundamentos da dança. 

Além disso, o ‘Circuito Quebrada Viva’ contará com uma biblioteca de hip-hop – espaço destinado às crianças que, além de disponibilizar livros sobre o tema, promoverá brincadeiras orientadas por monitoras. E serão vendidos petiscos e lanches no local. 

Segundo um dos fundadores e diretor artístico do Coletivo Noroest, Igor Souza, o objetivo da ação é construir um ambiente de troca e experiência, por meio da dança e da arte. “Consideramos os elementos da cultura hip-hop como ferramentas de transformação social. Acredito que o quinto elemento poderia ser o conhecimento.” Ele explica que o breaking é a dança da cultura hip-hop, que se originou na década de 70, em Nova York. 

As inscrições para participação na batalha de dança devem ser feitas no local do evento, a partir das 14h. Serão disponibilizadas 32 vagas para as crianças, com idade limite de 14 anos, e 32 vagas na categoria livre. O campeão da categoria livre receberá prêmio em dinheiro de R$ 1.500 e um troféu, e aos pequenos será entregue uma taça. As vagas serão preenchidas mediante a ordem de inscrição e as batalhas serão feitas em duplas, um contra um. Os adversários serão escolhidos por meio de um sorteio que será realizado antes das disputas começarem. Os dançarinos Bibi, de Hortolândia, Rock-Lee, da Venezuela, e Alan LLan, de São Paulo serão os jurados. 

De acordo com Souza, Campinas tem um forte movimento de hip-hop, mas tem passado por um momento de baixa propagação. Esse foi um dos motivos que levaram à escolha da cidade, explicou, para reascender essa cultura no município e propagá-la em toda a região. 

MOVIMENTO ITINERANTE 

Há dez meses, o coletivo Noroest vem circulando por cidades, como Guarujá, Santo André e Indaiatuba, para realizar o “Circuito Quebrada Viva”. “Nós vamos para os municípios fortalecer a cena local do hip-hop. Para isso, mapeamos as cidades que já possuem essa iniciativa cultural, de alguma forma.”

PROGRAME-SE 

‘Circuito Quebrada Viva’, com Coletivo Noroest e participações especiais 

Quando: Sábado, dia 19, das 14h às 20h 

Onde: Estação Cultura, Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro 

Entrada gratuita e aberto a todas as idades 

Informações: @coletivonoroest

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por