Instalado em antigo casarão do bairro Santa Genebra, o centro cultural celebra o primeiro aniversário com exposição e shows ao vivo com entrada gratuita
Frequentadores do centro cultural do bairro Santa Genebra mostram trabalhos desenvolvidos em oficinas realizadas no local (Divulgação)
A festa de aniversário do centro cultural no bairro Santa Genebra acontece neste sábado (24), das 17 às 22h, com uma exposição destacando os melhores momentos do ano que passou, quando foram realizados dez grandes eventos com a presença de público total de 1.800 pessoas. “O Coletivo Mangueira não é apenas um espaço cultural, mas uma plataforma comprometida com a promoção da arte, inclusão social e diversidade”, conta Camila Roberta, uma das produtoras. Com entrada gratuita, a festa terá início com uma experiência nostálgica dos anos 80, oferecendo aulas de flash dance ministradas pelo professor Luis Santos. Segue com apresentação do tradicional Bloco "As Caixeirosas", tradição carnavalesca voltada às crianças, liderado por Cris Bueno, Inês Vianna e os Bonecões.
A exposição "Álbum de Fotografia" é uma iniciativa da artista e gestora do espaço, Camila Roberta. São 800 fotos resgatadas do celular da autora, “homenageando personagens que contribuíram para a construção do coletivo, relembrando eventos e momentos significativos do último ano, como forma de celebração à arte, cultura e compromisso social”, explica Camila. A trilha sonora da noite será embalada por Lucas Barbosa e Eve Fecchio, apresentando um repertório de brasilidades, enquanto as visitações às dependências da casa estarão liberadas. Os parabéns pelo aniversário do local serão entoados ao som da bateria do Bloco Campineiro Donatella.
A estrutura física de 400m² foi inaugurada em 4 de fevereiro de 2023 com a proposta de se tornar um centro sociocultural formado por artistas multidisciplinares para trabalhar as artes focadas na diversidade, nas questões raciais e ambientais. O empreendimento tem a gestão das sócias Bianca Jorge, bailarina e osteopata, e de Camila Roberta, atriz que desde 2009 é diretora da Cia Palco D'Agua. Ao celebrar o primeiro aniversário de atividades, Camila comenta que o principal objetivo foi alcançado: “é muito importante para o bairro ter um coletivo de pessoas de diferentes capacidades fomentando a arte com equidade, todos os bairros deveriam ter centros assim”. Hoje, 60% dos alunos do coletivo são bolsistas (negros, trans e pessoas em vulnerabilidade social) em um ambiente de cultura e inclusão, agregada aos pilares de educação, saúde, meio ambiente.
PROGRAME-SE
Festa de aniversário do Coletivo Mangueira
Quando: sábado, das 17h às 22h
Onde: Coletivo Mangueira - Rua Marquês de Abrantes, nº 1398, Jardim Santa Genebra
Entrada Gratuita
Informações: @coletivomangueira
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.