CULTURA

Coletivo Emaranhados abre inscrições para oficinas artísticas

Qualquer pessoa pode participar, gratuitamente, mas serão priorizadas aquelas que já tenham se sentido à margem da sociedade

Da Redação/[email protected]
29/05/2024 às 18:09.
Atualizado em 29/05/2024 às 18:09
Apresentação da atriz Agnes Santos, membro do Coletivo Emaranhados, no Teatro Castro Mendes em 2023. (Divulgação)

Apresentação da atriz Agnes Santos, membro do Coletivo Emaranhados, no Teatro Castro Mendes em 2023. (Divulgação)

Mesmo quem não tem experiência artística pode se inscrever, gratuitamente, no projeto de vivência criativa “Margens”, desenvolvido pelo Coletivo Artístico Emaranhados. O objetivo é montar uma apresentação baseada nas experiências dos participantes, em histórias de quem sente na pele a marginalização ou pequenas violências diárias nos mais diferentes contextos urbanos e a interferência sofrida na saúde mental. Será dada prioridade às pessoas que se sintam ou tenham se sentido à margem da sociedade, como pessoas em situação de rua, usuários da Rede de Saúde Mental, pessoas trans, pretas, mulheres mães solo e indígenas.

Durante o mês de junho, serão realizadas oficinas gratuitas norteadas por quatro temas para o desenvolvimento artístico dos participantes – “Corpo em Cena”, “O Espaço da Palavra”, “Objeto, corpo e vídeo” e “Poesia de Si”, além de abordar as experiências pessoais deles. Essas oficinas vão preparar a apresentação artística que será realizada no segundo semestre deste ano.

As oficinas vão acontecer às quintas-feiras de junho, das 19h às 22h, na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura.

Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, 4 de junho. As vivências são abertas, mas priorizam pessoas que se enquadrem nos perfis-foco do projeto.

Os participantes que desejarem poderão compor o quadro artístico para a apresentação final no segundo semestre, de maneira presencial, em cena, ou por meio de vídeos que serão produzidos ao longo dos encontros de vivência.

COLETIVO EMARANHADOS

O Coletivo Artístico Emaranhados nasceu em 2021 a partir do cruzamento das experiências de vida de Bruno Mariani, médico e ator, e de Agnes Santos, psicóloga e atriz. Junto com as artistas Maíra Prates, produtora e iluminadora, e Amanda Vadillo, cenógrafa e figurinista, foi montado o Coletivo que tem como foco a luta antimanicomial e o alerta entre as diversidades de pessoas comumente invisíveis à sociedade e os reflexos de suas vivências na saúde mental.

PROGRAME-SE 

Vivências Artísticas Gratuitas

Quando: Todas as quintas-feiras de junho, das 19h às 22h
Onde: Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, Campinas

Inscrições abertas até terça-feira, 4 de junho, pelo telefone (19) 98210-8209 (com Bruno Mariani) ou pelo e-mail coletivoemaranhados@ gmail.com

Informações sobre o Coletivo Artístico Emaranhados pelo perfil do Instagram: @coletivoemaranhados

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por