CADERNO C

Clube de leitura feminista faz seu primeiro sarau

Aberto e gratuito, o evento será dia 31 no distrito de Joaquim Egídio e terá música, dança e literatura com programação feita por mulheres

Cibele Vieira/[email protected]
28/01/2025 às 15:36.
Atualizado em 28/01/2025 às 15:36
As mulheres do clube ‘Capitolinas’ se reunirão mensalmente para debater um livro da literatura nacional contemporânea (Reprodução/Instagram)

As mulheres do clube ‘Capitolinas’ se reunirão mensalmente para debater um livro da literatura nacional contemporânea (Reprodução/Instagram)

O "Capitolinas" é um clube de leitura feminista e — de letramento antimachista — que reúne atualmente 24 mulheres. Elas se encontram mensalmente para debater sobre um livro da literatura nacional contemporânea, quando unem o gosto pela leitura com a necessidade de falar sobre questões que perpassam a vida das mulheres em um ambiente acolhedor. O grupo vai realizar seu 1˚ Sarau nesta sexta-feira, dia 31, às 19h30, no Ninho da Cambaxirra em Joaquim Egídio, com entrada gratuita. A programação envolve música, dança, prosa e poesia, além de manter o microfone aberto para quem quiser participar. 

O clube de leitura foi idealizado pela médica, sexóloga e escritora Camila do Nascimento Leite (@srta_mila_nascimento), moradora em Campinas. Ela explica que "a ideia não é trazer aspectos teóricos sobre o feminismo, mas sim propor reflexões e pensar estratégias de sobrevivência em meio às dificuldades do que representa ser mulher, a partir do enredo das histórias lidas a cada mês". O Capitolinas utiliza a literatura como mecanismo de mudança e reflexões, na medida em que estimula a leitura e aproveita enredos e personagens para discutir questões de gênero, fortalecer o movimento feminista e criar uma rede de apoio mútuo entre mulheres. 

A cada três meses, é publicada na página do clube no Instagram @clubecapitolinas a seleção de três títulos que trazem, no enredo, temas relacionados à vida das mulheres, causa feminista e luta anti-machista. No primeiro semestre de 2025, os encontros serão acolhidos no Coelho Branco Café Secreto, no Cambuí, nas primeiras quartas-feiras de cada mês. Mila comenta que nesses encontros os participantes unem o gosto pela leitura com a necessidade de falar sobre questões que perpassam a vida de tantas mulheres, em um ambiente seguro e acolhedor. 

O nome Capitolinas é uma homenagem à Maria Capitolina de Pádua Santiago, a "Capitu", personagem do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, publicado em 1899. A palavra Capitu vem do latim "caput" que significa cabeça, domínio, inteligência. "Características que todas nós, mulheres, temos, mas que muitas vezes, ainda não nos demos conta ou fomos condicionadas a esquecer", diz Mila Nascimento. É um jeito meio Paulo Freire de fortalecer o feminismo.

PROGRAME-SE 

Sarau do clube de leitura ‘Capitolinas’ 

Quando: Sexta, dia 31, às 19h30 

Onde: Ninho da Cambaxirra Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 225, distrito de Joaquim Egídio, em Campinas 

Entrada Gratuita 

Informações: Instagram @clubecapitolinas ou telefone (19) 98204-0029

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por