Ópera

Clássico de Mozart terá três apresentações gratuitas em Campinas

"As Bodas de Fígaro" será apresentada nesta semana no Galpão do Sesc, com cenários, cantores e a Sinfônica da Unicamp

Cibele Vieira/ [email protected]
27/10/2022 às 09:26.
Atualizado em 27/10/2022 às 09:26
Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) (OSU)

Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) (OSU)

Pela primeira vez em três anos, Campinas terá a oportunidade de assistir a uma ópera, com a montagem completa, em grande estilo, e gratuitamente. Na falta de um teatro adequado, com fosso para orquestra como exige esse tipo de apresentação, foi feita uma adaptação no Galpão Multiuso do Sesc para acomodar orquestra, cantores, coral e plateia. "Espero que o público compareça porque será uma apresentação linda, a acústica do local é boa, os cenários estão bonitos e os músicos se prepararam para um belo espetáculo", diz a regente Cinthia Alireti.

Composta em 1786 por Wolfgang Amadeus Mozart, "As Bodas de Fígaro" é uma ópera que satiriza hábitos da nobreza no século XVIII. Ambientada em Sevilha, na Espanha, é considerada uma das obras-primas do compositor. Sua estreia em Viena se deu três anos antes da Revolução Francesa e com suas críticas ao poder estabelecido (a nobreza), a ópera capturava bem o espírito da época. De maneira bem informal e resumida, a história mostra um conde (casado) que tenta atrapalhar o casamento de um servo e se dá mal. Como pano de fundo, um contexto social mostra o poder das mulheres que se aliam independente das diferenças sociais.

A regente Cinthia Alireti explica que as apresentações entre quinta-feira e sábado no Sesc Campinas fazem parte do projeto que pretende tornar acessível o gênero operístico, além da formação de público e difusão dessa forma teatral e musical. Cada apresentação acomodará cerca de 500 pessoas nas arquibancadas e os ingressos podem ser retirados gratuitamente nas bilheterias com duas horas de antecedência. Como o espetáculo tem duração de 3h30 e um intervalo de meia hora, uma recomendação dos organizadores é que as pessoas levem almofadas para se acomodarem com mais conforto nas arquibancadas.

A montagem conta com a direção artística de Angelo Fernandes, 11 personagens que são revezados por 18 jovens cantores-atores solistas e a participação do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), composto por 12 integrantes, além da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) com 35 músicos sob a batuta de Cinthia Alireti. A criação cênica é do coletivo Ocupação Lírica de Teatro Itinerante, composta por profissionais que circulam pelos principais teatros de ópera brasileiros, com direção cênica de Felipe Venâncio. A encenação contará com um jogo teatral entre a realidade e o ficcional por meio de transmissões em tempo real em telões no fundo do palco. O figurino foi confeccionado unindo as referências do 'steampunk' (distopias futuristas) e dos vestuários do século XVIII.

"A obra se distingue por seu curioso contexto internacional, tendo o texto inicial nascido nas mãos do escritor francês Beaumarchais, sendo transformado em libreto pelo italiano Lorenzo da Ponte e musicado por Mozart, um compositor austríaco", salienta a maestrina. O evento integra a programação especial da Sinfônica da Unicamp em comemoração aos seus 40 anos de fundação.

Desde 2014, a OSU monta um espetáculo por ano como parte do projeto de ampliar o acesso à ópera no interior do Estado, em parceria com o Estudio de Ópera da Unicamp. Com esta proposta, são abertas oportunidades para a valorização de artistas locais e cantores líricos em início de carreira, algo inovador no País, trazendo para a contemporaneidade uma obra clássica relevante.

PROGRAME-SE

Ópera "As Bodas de Fígaro"

Quando: quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, às 19h30 e sábado, 29, às 16h30

Onde: Galpão Multiuso do Sesc Campinas Rua Dom José I, 270/333, Bonfim

Entrada franca

Informações: 3737-1500 ou @orquestrasinfonicadaunicamp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por