Diversos espaços culturais estarão abertos no fim de semana para mostrar ao público obras e talentos que são desconhecidos do grande público (Divulgação)
Você conhece o circuito de arte alternativo de Campinas? Pois reserve seu fim de semana para expandir os horizontes do conhecimento e visitar alguns dos 14 espaços do Circuito Livre de Arte Independente (CLAI). É uma boa oportunidade para vivenciar o ambiente de trabalho desses artistas visuais e participar de uma programação gratuita e variada com exposições, oficinas, performances, rodas de conversas e música, além da venda de obras de arte em alguns locais. Quem quiser, pode optar por fazer o circuito pedalando, em um grupo organizado.
"Apesar de Campinas ter hoje uma respeitada cena independente voltada para as artes visuais, a divulgação de seus eventos - em geral feita nas redes sociais, restrita a seus seguidores - é um desafio", diz uma das organizadoras do circuito, Maíra Endo. Ela explica que "o CLAI vem para atrair pessoas que não conhecem esses espaços, dar visibilidade aos artistas e incentivar o hábito de consumir arte e cultura na cidade". O grupo que compõe o Circuito se juntou durante a pandemia, num trabalho de apoio mútuo e iniciativas conjuntas, e chegou a promover eventos adaptados para o formato on-line.
A programação desta primeira edição aberta e presencial foi dividida em quatro roteiros, concentrando as atividades por bairros. Dessa forma, no sábado, 30, os eventos ocorrem das 11h às 16 h no distrito de Sousas e das 14h às 18h nos espaços localizados no Centro, Cambuí, Vila Industrial e Chácara da Barra. No domingo, 01/05, das 11 às 14h na Vila Eulina e das 14h às 18h em Barão Geraldo. Será obrigatório o uso de máscara nos espaços fechados. Os percursos entre os espaços com bicicletas equipadas com excêntricos sistemas de som - que sintonizados via rádio se transformam em uma plataforma sonora ambulante - serão comandados pela Bike Foguete.
Veja onde a arte acontece:
SÁBADO - 30/04
Das 11h às 16 h - Sousas, no Tote Espaço Cultural
Das 11h às 13h - Visita guiada da exposição "Fleetings Moments of Joy", do artista canadense Dermot Wilson. Das 11h às 14h - Oficina de Monotipia com Flavio Gordon. Das 11h às 15h - Oficina: O gesto como despertar de uma linguagem.
Av. Dona Maria Franco Salgado, 260, Sousas www.toteespacocultural.com
Das 14h às 18h - Centro/Cambuí/V.Industrial/C. da Barra
- ATAL 609 - Visita guiada na exposição "Mesa da Amargura", de Philippe Dias.
R. Antônio Lapa, 609, Cambuí - www.at-al-609.art.br
- Ateliê CASA
Abertura da exposição "Fúria das Beterrabas", do coletivo COMA.
R. Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra - Instagram: @ateliecasacampinas
- Ateliê Folha
Visitação da exposição "Quem vem", de Caio Boteghim, Fábio Barella e João Paulo.
R. Doutor Sales de Oliveira, 1383, Vl. Industrial - www.facebook.com/espacofolha
- Ateliê Oráculo
Exposição dos espaços de produção pictórica (Kate Manhães) e ilustração (Rhelga Westin). Venda de obras visuais e literárias.
R. Sete de Setembro, 850, Vl. Industrial - www.atelieoraculo.art.br
- Casa Ímpar
Visitação da exposição "Processos", de Mirs Monstrengo, Kranium e Sérgio Campelo.
Pintura ao vivo. Oficinas: "Imagem e a Escrita Poética" e "Arte Urbana". Com Bazar.
R. Coronel Rodovalho, 23, Centro - Instagram: @estudiocasaimpar
- Fêmea Fábrica
Visita guiada pelos ateliês dos artistas Camillat, OEFEHA, Giselle Freitas, Gim e Alexandre Silveira. Mercado Labirinto com marcas autorais. Às 17h30, Sessão Hipocampo de videoarte.
R. Luzitana, 1769, Centro TC: 317, 333 www.femeafabrica.com
Domingo - 01/05
Das 11h às 14h - Jardim Eulina
Clubinho Eulina
Revitalização de mural do Clubinho, em stencil. Apresentação sobre o movimento Clubinho Eulina. Reprodução de músicas de artistas independentes da região gravadas pela EULINA RÁDIO.
R. Barão de Porto Feliz, 500, Jd. Eulina TM: 273 www.instagram.com/clubinhoeulina
14h - 18h - Barão Geraldo
CASA de EVA
Visitação da exposição "Erro", de Paula Almozara. Experimentação com dispositivos produtores de imagens. Ateliê Ventre da Terra (cerâmica) aberto, com explicação dos processos e venda de peças. Exposição e venda das obras do Clube de Colecionadores.
Rua Des. Antão de Moraes, 588, Cidade Universitária - www.casadeeva.com.br
- Instituto Pavão Cultural
Visitação da exposição "Sob Ataque", do Coletivo Garapa, e convite para produção de desenho ou texto. Venda de gravuras, livros e prints. Atividade extra: Confraternização de encerramento do evento.
R. Maria Tereza Dias da Silva, 708, Barão Geraldo - www.pavaocultural.org
- Nave na Mata
Exposição e venda de obras de arte em joalheria e escultura (SeiZo Soares) e pintura (Giló Silvatti). Visita guiada à oficina de madeira. Quem quiser pode passear pela vizinhança, na borda da Mata Santa Genebra. Opção de gastronomia com o Prato do Dia.
R. Mata da Tijuca, 56, Bosque de Barão Geraldo - Facebook: /navenamata
- Sílvia Matos Ateliê
Visitação da exposição "Ainda Sombras" das artistas do Antropoantro Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olivia Niemeyer, Sílvia Matos, Tina Gonçalez e Vane Barini. Abertura do Museu dos Que Já Foram (homenagem aos mortos pela Covid-19).
R. Aristides Lobo, 1016 - Cidade Universitária - www.silviamatos.art.br
- Xilomóvel
Impressão de xilogravuras dos artistas do Xilomóvel (demonstração). Venda de gravuras dos artistas Luciana Bertarelli, Márcio Elias, Natália Gregorini e Simone Peixoto.
R. Francisco de Barros Filho, 546 - Barão Geraldo - www.xilomovel.com.br
Acompanhe nas redes sociais: @claicampinas