"O Conformista", de 1970, tem sessão gratuita seguida por um debate nesta quarta-feira, às 20h, em Barão Geraldo
O filme de quase 2 horas que será exibido e debatido no Cineclube Terracota é uma coprodução entre Itália, França e Alemanha (Reprodução)
O cinema italiano clássico do diretor Bernardo Bertolucci é destaque no Cineclube Terracota, que exibe nesta quarta-feira (26) gratuitamente "O Conformista" (1970), em Barão Geraldo. O drama político de 115 minutos de duração terá sua sessão iniciada às 20h no Espaço Goma Cultural. O longa, uma coprodução entre Itália, França e Alemanha, foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1970 e também ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1972.
A história é baseada no romance homônimo escrito por Alberto Moravia e acompanha, na Itália dos anos 1930, o casal formado por Marcello (Jean-Louis Trintignant) e Giulia (Stefania Sandrelli), que planejam se casar. Mas o homem, um agente da polícia secreta fascista no país, tem muito a esconder e o filme acompanha os personagens do auge do regime italiano de extrema-direita até o seu fim em 1943.
"Acreditamos que temos muito assunto para discutir a partir desta produção, que retrata o auge do fascismo italiano até o derradeiro fim do regime de Mussolini. Desde temas internacionais, como a ascensão do neofascismo na Itália até, obviamente, a eleição no Brasil", explica Delfin, criador e cocurador do cineclube, sobre a escolha da película. Ele e outro curador, Ariston Sócrates, estarão presentes na sessão para organizar o debate após a exibição do filme.
PROGRAME-SE
Exibição do filme "O Conformista"
Quando: quarta-feira, 26/10, às 20h
Onde: Espaço Goma - Av. Santa Isabel, 518, Barão Geraldo
Informações: @cineclubeterracota
Entrada franca