inusitado

Cia. Tugudum cria um projeto para a primeira infância

Grupo de Campinas estreia nova montagem em Campinas e leva outra produção para creches de Santa Catarina

Do Correio Popular
24/06/2022 às 19:47.
Atualizado em 25/06/2022 às 09:57
Cia.Tugudum cria espetáculo teatral para bebês (Hélio Carvalho / Divulgação)

Cia.Tugudum cria espetáculo teatral para bebês (Hélio Carvalho / Divulgação)

Quando se fala em primeira infância - faixa etária entre seis meses e seis anos de idade - sempre surge uma certa desconfiança sobre o quanto esse público consegue se concentrar, absorver e entender um espetáculo de meia hora. "Eles interagem muito bem", garantem os fundadores da Cia. Tugudum, de Campinas, que já produziram quatro espetáculos para esse público. A mais recente montagem "Bichos" estreia neste sábado (25) em dois horários: 11h e 16h na sede da Companhia, no bairro Santa Genebra. 

Essa experiência em levar música, dança e movimento em forma de brincadeira para esse público já ganhou fama e começa a ser levado para outras regiões do Brasil. Em julho, três centros infantis de Santa Catarina recebem o espetáculo "Psiu, vem brincar!", também produzido pela Cia Tugudum, onde além das apresentações os educadores participarão de oficinas para entenderem e reproduzirem esse tipo de trabalho. Uma das fundadoras da Cia. Tugudum e diretora dos quatro espetáculos, Valéria Franco, conta que há 30 anos trabalha com pesquisa aplicada para essa faixa etária e em breve lançará um livro sobre o tema.

"Bichos" estreia em Campinas

Um pouco antes da pandemia o músico e ator João Dalga Larrondo já pesquisava pequenos instrumentos de percussão. Seu primeiro objetivo era diminuir a bagagem que a Companhia precisava transportar a cada turnê dos espetáculos. Ao começar a manipular esses pequenos instrumentos, ele se transportou para uma brincadeira infantil e começou a fantasiar com essas peças de percussão se transformando em bichos. E assim nasceu a ideia do espetáculo que estreia hoje. Nele, os sinos de castanha, as black black (duas colheres grudadas pelo cabo que batem entre si), a kalimba (instrumento africano feito de uma pequena cabaça com peças de metal) e vários tipos de chocalhos interagem entre si como se fossem bichinhos brincando, brigando e dançando. 

A produção da Cia. Tugudum é dirigida pela dançarina Valéria Franco, foi concebida para bebês e crianças pequenas, e tenta reproduzir a interação que os pequenos têm com suas caixas de brinquedo, de onde saem objetos que se transformam naquilo que a fantasia permite. João conta, por exemplo, que durante o espetáculo as tesouras viram pássaros, a kalimba vira joaninha e as mãos do ator viram aranhas que lutam na arena do tambor. "Fizemos uma primeira apresentação experimental em São Paulo, no Estúdio Mawaca, e a receptividade foi muito boa, tanto dos bebês quanto de seus pais", conta. A partir dessa apresentação foram feitos ajustes para o lançamento em Campinas. 

Educação com música e dança

A dança contemporânea está presente na peça 'Psiu, vem brincar!" também concebida para bebês pela Cia. Tugudum, que já teve temporadas em Campinas e agora circula nos centros infantis da cidade de São José (SC). Com 28 minutos de duração e 10 minutos de interação com os bebês e as crianças, o espetáculo oferece uma experiência lúdica e curiosa em que as dançarinas Iara Medeiros e Rubia Amaral utilizam-se de caixas e tecidos para criar imagens e movimentos que proporcionam uma vivência lúdica, divertida e interativa. A base deste trabalho é o universo das brincadeiras infantis, a partir de uma perspectiva minimalista e delicada. 

"É muito importante que a educação infantil ofereça muito mais do que bons cuidados e segurança para os bebês e crianças. É fundamental proporcionar para elas um espaço de experimentação artística para que elas possam desenvolver suas plenas habilidades motoras e criativas", explica Valéria Franco. Segundo ela, a primeira infância é a fase mais importante no desenvolvimento do ser humano, segundo as recentes pesquisas realizadas pela neurociência. O projeto da Cia Tugudum foi inicialmente montado sem patrocínio, percorreu festivais e para ir a Santa Catarina recebeu financiamento de uma empresa da região, por meio da Lei Rouanet.

Valéria Franco também lançará um livro que será distribuído aos educadores neste ano. Na obra, a educadora e dançarina-pesquisadora apresenta o método "Pura Potência do Corpo Sujeito" que ela desenvolveu ao longo de mais de 30 anos de pesquisa aplicada às atividades com crianças de 4 meses a 6 anos de idade. "O livro servirá como um material de consulta para as professoras. Nele, compartilho uma série de atividades possíveis de serem desenvolvidas com os bebês com uma contextualização e conteúdos fáceis de adaptar no cotidiano pedagógico. A ideia é ampliar o repertório e as possibilidades de atuação com esse público", explica.

Sobre a Cia Tugudum

Fundada em 1999 em Campinas, a Cia Tugudum tem criado espetáculos mesclando diferentes linguagens artísticas como a dança, o teatro e a música, muitos deles com elementos interativos, com o compromisso de aproximar esta arte do público em geral. Nos últimos anos tem se dedicado a produções voltadas à primeira infância. Nessa linha é o quarto espetáculo montado pela Tugudum e dirigido por Valéria. O primeiro foi "Dança uma história?", depois "Psiu, vem brincar!", agora "Bichos" e está sendo finalizado o "Mumunha", produzido durante a pandemia em vídeo, mas que ainda deverá ter a versão presencial. A Cia participou de festivais e mostras no Brasil e no exterior, e além de dança e teatro para crianças e adultos promove ainda cursos, eventos e oficinas nas áreas de dança e música.

PROGRAME-SE

Espetáculo "Bichos"

Quando: neste sábado, dia 25, às 11h e às 16h

Onde: Espaço Tugudum (Rua Maestro Francisco M da Silva 690 - Jardim Santa Genebra, Campinas)

Ingresso: R$ 20

Informações: WhatsApp (19) 98192 2885 / @ciatugudum 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por