CIRCO

Cenas de Um Picadeiro

Projeto inédito segue até 5 de dezembro mostrando o processo criativo da arte circense em vídeos e oficinas

Da Agência Anhanguera
05/11/2020 às 14:45.
Atualizado em 27/03/2022 às 18:15
Fernanda Januzzelli e Lara Prado, da Damião e Cia de Teatro, mostram suas performances de palhaçaria (Neander Heringer/Divulgação)

Fernanda Januzzelli e Lara Prado, da Damião e Cia de Teatro, mostram suas performances de palhaçaria (Neander Heringer/Divulgação)

O Sesc Campinas se reinventou nos últimos sete meses de isolamento social e toda a programação passou a ser virtual. Nesta semana, deu início ao projeto Cenas de Um Picadeiro, que em cinco semanas convida o público a se aproximar do processo de criação e experiência da arte circense. Até o dia 5 de dezembro o público pode participar das oficinas e do lançamento de novos vídeos de artistas campineiros e da região. O primeiro foi lançado na última terça, dia 3, com mostra de malabarismo com Rodrigo Mallet. Em um misto de apresentações e oficinas, a proposta aborda cinco técnicas - palhaçaria, malabarismo, mágica, acrobacias de solo e áreas -, trazendo um pouco do que é o circo e a sua multiplicidade, na perspectiva de 15 artistas de Campinas e região. Todas as terças-feiras ocorre o lançamento simultâneo dos vídeos com as apresentações dos artistas, sempre às 19h, no youtube.com/sesccampinas e nas redes sociais do sesc (facebook e instagram). Já às quintas e sábados, são realizadas as oficinas, com inscrições gratuitas através do link sescsp.org.br/inscricoes. “A cidade de Campinas é rica na produção e criação da arte circense. Sob a perspectiva de 15 artistas e grupos da cidade e região, esse projeto traz um breve fragmento sobre o que é o circo e suas múltiplas possibilidades de experimentações, através de cinco técnicas presentes nos picadeiros. Por meio de apresentações e oficinas, o público poderá experienciar e criar sua própria relação com essa arte”, diz Gabriella Rancan, técnica de programação do Sesc Campinas. Entre os artistas convidados estão Celio Amino; Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, da Cia. Gravitá; Fernanda Januzzelli e Lara Prado, da Damião e Cia de Teatro; Gabriel Manzini; Gabriela Bagattini; Guga Cacilhas, da Família Burg; Kelly Cheretti; Márcio Parma; Marília Mendonça; Mirella Martyniak; Painé Santamaria; Pamela Leoni; Ricardo Harada; Vitor Poltronieri e Rodrigo Mallet, da Cia. Bravata. A partir desse momento de isolamento social e redução das interações entre as pessoas, o projeto Cenas de um Picadeiro se propõe a construir uma relação de proximidade do público com o processo de criação e experiência da arte circense. A proposta é delinear um breve fragmento do que é o circo (ou o que é cada técnica) e a sua multiplicidade nos tempos contemporâneos. Ao final, haverá a construção de um pequeno glossário, teórico e prático, sobre cada técnica, bem como possibilidades de experimentações e trocas de conhecimentos com relação à linguagem. As oficinas contemplarão crianças e adultos. Os vídeos lançados às terças-feiras ficam disponíveis nas redes sociais do Sesc.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por