Fac-símile da capa do livro que será lançado e a foto da escritora Maria Silvia Ianni Barsalini (Divulgação)
“A Cultura Popular, através da Alimentação” é o tema da palestra conjunta de Isamara Gouvea, pedagoga, e Heyttor Barsalini, pesquisador independente da História da Alimentação no Brasil (@receitashistoricasbrasileiras). Eles contarão detalhes de suas pesquisas de campo pelo País, que já originaram dois livros (A História da Alimentação nas Terras de Yperoig” e “A Culinária Dourada de Ribeirão Grande”). A palestra precede o lançamento do livro “Mário de Andrade Lê Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, de Maria Silvia Ianni Barsalini.
A autora passou 14 anos pesquisando e mais dois produzindo a publicação lançada na noite desta quinta, dia 24, às 18h no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) . Mesmo antes da preparação do livro, o conteúdo das pesquisas já tinham embasados artigos, publicações e participações em importantes eventos como o congresso e exposição “Jesuíno do Monte Carmelo e Mário de Andrade: entre a arte colonial e o Patrimônio Histórico do território paulista” (Museu Afrobrasil/SP, 2022), dada a significância do conteúdo, tanto quanto dos trabalhos de Mário de Andrade e do Padre Jesuíno.
A Prof.a Dr.a Maria Silvia Ianni Barsalini depois de 25 anos lecionando em escolas públicas enfrentou o desafio de retomar estudos acadêmicos. Na década de 1990 ingressou na Unicamp, na qualidade de aluna ouvinte, e seguiu acompanhando as aulas de literatura brasileira, até que foi convidada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Ornelas Berriel para desenvolver uma pesquisa específica acerca do tema apresentado nesta obra. Parte do interesse do professor Berriel por esta pesquisa se deu ao fato de este ter sido o último assunto estudado por Mário de Andrade, a convite do Sphan.
Outro elemento importante para o convite foi o fato de a autora ter nascido, sido criada, estudado e desenvolvido toda a sua carreira profissional exatamente na cidade onde o Padre Jesuíno deixou as marcas características mais profundas de sua obra: Itu/SP. Após sete anos de trabalhos, a pesquisa da Unicamp originou a dissertação de mestrado “Sobre Mário de Andrade e a sua paulistanidade: uma reflexão”. Outros sete anos viriam, agora no IEB/USP, a convite da Prof.a Dr.a Telê Porto Ancona Lopez, para pesquisa, organização de todos os mais de 2 mil manuscritos de Mário de Andrade, sobre a obra do Padre Jesuíno, reflexões e conclusões que levariam à tese de doutorado “Mário de Andrade constrói o Padre Jesuíno do Monte Carmelo”. O livro “Mário de Andrade lê Padre Jesuíno do Monte Carmelo” é o resultado de todas as conclusões da autora acerca deste tema exaustivamente estudado.
Sobre o livro:
A obra se inicia com uma abordagem ao Barroco Latino-Americano, e chega ao líder da renovação mental do Movimento Modernista de São Paulo, Mário de Andrade, figura fundamental na descoberta, valorização e preservação do barroco mineiro e do paulista.
A partir de pesquisas, ele encontrou, na cidade de Itu, obras do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, e, mais tarde, na cidade de São Paulo. Tendo informado ao diretor do SPHAN, Rodrigo Mello Franco de Andrade, a respeito da descoberta, após alguns anos empenhou-se na busca das obras desse artista e no estudo delas e da vida dele. De tal forma se apaixonou pelo biografado que passou a chamá-lo de "meu Jesuíno".
Mário, tão mestiço como Jesuíno, acabou se vendo na figura do padre pintor, construída por sua própria imaginação. Então entendeu que a apresentação de anjos e santos mestiços, retratados em telas e tetos de igrejas, era reflexo da própria mão do artista, tendo desenvolvido a ideia do "refrão da mão". Mas de quem era essa mão? De Jesuíno, que a via incessantemente enquanto pintava, ou de Mário, que a olhava enquanto escrevia?
Na noite de lançamento, a autora fará uma breve exposição sobre o conteúdo da obra, exibindo slides de imagens que embasaram a pesquisa e, após esse momento, estará à disposição de quem queira autógrafos e dedicatórias, nos exemplares adquiridos. Os exemplares serão vendidos a R$ 50,00.
A Palestra precede o Livro
A palestra acontecerá antes porque propõe um vínculo entre os trabalhos de Mário de Andrade e da tradição alimentar brasileira, enquanto elementos de compreensão da nossa Cultura Popular.
Isamara Gouvea é pedagoga, pós-graduada em Direitos Humanos e Projeto Social, pós-graduanda em História Afro-brasileira e Indígena e mestranda em Ciências da Religião (PUCC). Desde 2014, é gestora do Núcleo de Pesquisas Receitas Históricas Brasileiras. Por meio dele, na função de gestora cultural, percorreu diversas cidades brasileiras participando de festivais gastronômicos, workshop, oficinas e palestras.Em 2016, foi cocriadora do Projeto Mergulho no Pirão, que desembarcou em escolas da rede pública e privada para contar a História da Alimentação Caiçara. Em 2020, produziu o livro “A História da Alimentação nas Terras de Yperoig” e podcasts com o tema História da Alimentação, que estão disponíveis em diversas plataformas. Em 2022, produziu o curso A História da Alimentação no Brasil para o Instituto Conhecimento Liberta (ICL). É coautora do livro “A Culinária Dourada de Ribeirão Grande”.
Heyttor Barsalini é pesquisador independente da História da Alimentação no Brasil há mais de 20 anos, e criou, em 2013, o Núcleo de Pesquisas Receitas Históricas Brasileiras. Atualmente, ministra palestras, cursos e workshops sobre o tema em eventos gastronômicos nos estados de SP, RJ e MG. Em 2017, em parceria com o CREAD Ubatuba, desenvolveu o Projeto Culinário e Terapêutico Sabores e Diversidades. Entre 2019 e 2020, gerou conteúdo e apresentou a coluna semanal Sabores e Histórias, na Rádio Beira Mar FM. Em 2022, ministrou o curso A História da Alimentação no Brasil para o Instituto Conhecimento Liberta (ICL). É autor dos livros “A História da Alimentação nas Terras de Yperoig” e “A Culinária Dourada de Ribeirão Grande”.
PROGRAME-SE
Palestra “A Cultura Popular através da Alimentação”
Lançamento do livro “Mário de Andrade lê Padre Jesuíno do Monte Carmelo”
Quando: Quinta-feira, dia 24, às 18h
Onde: CCLA – R. Bernardino de Campos, 989, Centro, em Campinas
Entrada Gratuita
Informações: Telefone: (19) 3231-2567 - Site: https://ccla.org.br/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram