CADERNO C

CCLA exibe amanhã documentário sobre o maestro Ágide Azzoni

Com foco na vida do músico ítalo-brasileiro, evento terá recital de piano e bate-papo com produtora e pesquisadoras

Da Redação/[email protected]
30/01/2025 às 15:35.
Atualizado em 30/01/2025 às 15:35
Ágide Azzoni participou de várias bandas e foi fundador da Banda Santa Cecília (foto) (Agide Àzzoni)

Ágide Azzoni participou de várias bandas e foi fundador da Banda Santa Cecília (foto) (Agide Àzzoni)

O reinício das atividades do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) acontece amanhã, dia 31, às 20h, com a exibição aberta do documentário "Ágide Azzoni: Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas". Com entrada gratuita, o evento terá uma apresentação do pianista Chiquinho Costa, que tocará a valsa "Diva" — composta pelo maestro — e um bate papo com a pesquisadora e musicista Cláudia Felipe da Silva; a musicóloga e pesquisadora do Museu Carlos Gomes, Mary Ângela Biason; além da produtora Lúcia Bachiega, idealizadora do documentário e bisneta do maestro. 

Ágide Azzoni nasceu em 18 de agosto de 1885, em Gonzaga, na Itália. Chegou ao Brasil em 1891, acompanhando seus pais e irmão, e estabeleceu-se no distrito de Sousas, Campinas. Atuou como barbeiro e se dedicou ao ensino de música, tornando-se professor de vários instrumentos. Como regente, músico, compositor, arranjador e professor, Ágide Azzoni participou de bandas que marcaram o cenário cultural de Campinas e região no início do século XX. Também fundou a Banda Santa Cecília, formada por seus alunos em 1916, e a Banda Carlos Gomes, em 1929. 

Com direção de Marcos Rogatto, o documentário é um curta-metragem que reúne depoimentos de familiares e profissionais, como a musicista Cláudia Felipe da Silva, da Banda Lira de Serra Negra, o maestro Vilmar Sartori, e Fernando Helh, regente e coordenador da Banda Sinfônica da Unicamp, que gravou composições do maestro para o filme. 

"Descobri que meu bisavô havia sido maestro ainda criança, quando eu e minhas irmãs achamos sua batuta num armário. Mas foi só há pouco tempo que encontrei partituras com composições de sua autoria, separadas em acervos de duas bandas locais e na Banda Lira de Serra Negra. Contar um pouco de sua história é resgatar um pouco da história da música em Campinas e no interior paulista", conta Lúcia, que elaborou o roteiro em parceria com o cineasta Rogatto. A produção foi contemplada no Edital da Lei Paulo Gustavo e realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

PROGRAME-SE 

Documentário ‘Ágide Azzoni — Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas’ 

Quando: Amanhã (dia 31), às 20h 

Onde: CCLA — Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, em Campinas 

Entrada Gratuita 

Informações: Telefone (19) 3231-2567 https://ccla.org.br/

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por