PROGRAME-SE

Casarão terá teatro de sombras inspirado em poema de Castro Alves

O espetáculo ‘SomBRafrica’, inspirado no poema ‘Navio Negreiro’, tem apresentação única e gratuita neste sábado, dia 6, no Centro Cultural Casarão

Da Redação/ cadernoc@rac.com.br
04/04/2024 às 15:40.
Atualizado em 04/04/2024 às 15:40

O espetáculo ‘SomBRafrica’ usa a linguagem do teatro de sombras e os elementos da estética afro-brasileira para alimentar a trama e a imaginação dos espectadores (Divulgação)

Dança, ritmos, pensamentos filosóficos e mitológicos são usados para contar a dispersão do povo africano em consequência de preconceitos e perseguição étnica e religiosa. O espetáculo “SomBRafrica”, da Cia. Quase Cinema, usa a linguagem do teatro de sombras e os elementos da estética afro-brasileira para alimentar a trama e a imaginação dos espectadores, com personagens que trabalham de forma lúdica e real. A produção se inspira no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e tira as sombras dos livros de história para colocar no palco e usa a luz para revelar a resistência do povo negro que, apesar de todo sofrimento, celebra a vida ao som dos tambores. A apresentação única e gratuita acontece neste sábado, dia 6, às 19h, no Centro Cultural Casarão.

Com 49 minutos de duração, o espetáculo tem classificação livre. A Cia. Quase Cinema partiu de um processo criativo e de pesquisa que se deu em formato híbrido, incluindo uma viagem ao Senegal. “A travessia do oceano para reencontrar as origens brasileiras levou os produtores a descobrirem, redescobrirem e se aprofundarem em temas, danças, ritmos afro-diaspóricos e imagens que constroem uma narrativa de revelação do protagonismo da cultura africana na formação do povo brasileiro”, explicam os diretores. 

O grupo compartilha no palco a mensagem de conscientização de uma história de raízes e memória, usando a linguagem das sombras que remetem aos rituais afro-brasileiros para representar a força e resistência aliada à alegria para conseguir dar a volta por cima.

“Aqueles que passaram pela porta do não retorno enfrentam até os dias de hoje um caminho sem volta da construção de um novo mundo”, afirmam os membros da companhia. 

Eles citam a princesa africana Aqualtune (avó de Zumbi dos Palmares) que veio ao Brasil no porão dos navios tumbeiros, junto com seu povo, fundar uma nova nação. E lembram as semânticas por algumas das muitas palavras (como “cafuné” e “moleque”) que atravessaram o Atlântico para enriquecer a língua portuguesa. “Seja nas vivências e distâncias ainda sentidas, a história é presente e, mesmo assim, precisa ser recontada”, afirmam.

PROGRAME-SE

“Espetáculo SomBRafrica” 

Quando: Sábado, dia 6, às 19h

Onde: Centro Cultural Casarão, Rua Aracy de Almeida Câmara, s/nº, Barão Geraldo

Entrada gratuita 

Informações: Instagram @ciaquasecinema @centro_cultural_casarao

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por