Teatro no Instituto será inaugurado neste domingo com peça adaptada de obra da escritora
A atriz Carla Tausz posa no teatro do Instituto Hilda, no qual será encenado o espetáculo 'Jozú, o Encantador de Ratos' (Leandro Ferreira/AAN)
Campinas ganha neste domingo (21) mais um espaço para espetáculos. Trata-se do teatro do Instituto Hilda Hilst (IHH), que abre as portas com 'Jozú, o Encantador de Ratos', interpretado pela atriz Carla Tausz. A peça estreia só para convidados e, a partir da próxima semana, será exibida para o público, durante temporada de um mês. “Já temos três temporadas fechadas. O instituto também resolveu ampliar a estrutura e criar dois espaços teatrais ao invés de um como estava previsto. Além do teatro de arena no pátio, montaremos estrutura similar na sala. Os dois locais têm praticamente as mesmas dimensões e serão igualmente dotados de equipamentos de iluminação e som”, conta o presidente do instituto, Daniel Fuentes.
O Teatro do IHH está instalado na Chácara Casa do Sol, onde a escritora viveu e escreveu a maior parte de sua obra. “A inauguração será em evento fechado, mas a partir da próxima semana, teremos quatro finais de semana de apresentações de 'Jozú', abertas ao público”, diz Fuentes. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, com 25% de desconto do valor da inteira. “Trata-se de um teatro alternativo, de ocupação do espaço, que ajudará a suprir parte da demanda da classe artística”, afirma Fuentes.
A peça
'Jozú, o Encantador de Ratos' é uma adaptação do texto de Hilda Hilst feito por Carla Tausz e José Luiz Mora Fuentes (1951-2009), que foi presidente da Casa do Sol após a morte da escritora. “Eu e José Luiz trabalhamos por dois anos no projeto e a peça estreou em 2007. Desde então, além de temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, tenho viajado com ela por todo o Brasil”, conta Carla. “Esta é uma das melhores montagens de um texto da Hilda, que ganhou vários prêmios, já viajou pelo Brasil todo e nunca foi apresentada em Campinas”, conta Daniel Fuentes, citando que a vinda do espetáculo do Rio de Janeiro está sendo possível graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
No total, serão dez apresentações, sendo duas fechadas e oito abertas ao público. “É uma honra e uma grande emoção, finalmente trazer o espetáculo para a casa dele. Na temporada que fiz no Rio, no Solar de Botafogo, a plateia entrava num poço. Aqui no pátio já existe um poço, que será a casa do Jozú”, informa Carla. Jozú é um ser inadaptável, que não se encaixa no sistema. “A peça trata de solidão, do direito a individuação, transita pelo poço físico e subjetivo”, conta a atriz.
O personagem se relaciona com um casal — Guzuel e Jesualda — e tem como amigo Stolfetos, “todos ratos, Jozú, os amigos, a plateia”. No teatro, o público vai dividir o espaço com os 11 cães da casa. “Eles vão participar também. A história tem tudo a ver com bichos”, diz Carla.
<script src="http://player.sambatech.com.br/current/samba-player.js?playerWidth=455&playerHeight=340&ph=a53434e14fbec7fb8da85251b25f831e&m=acf23ccd226779828afa6e797c0182ed"></script>
Fuentes explica que tem como prender os animais quando isso for necessário, “mas não é o caso nesta apresentação”. A peça foi escrita na época da ditadura militar brasileira e continua bastante atual, segundo Carla. “Hoje vivemos a ditadura da globalização. O texto da Hilda é atemporal, já que sempre há uma forma predominante de ditadura”, avalia a atriz.
O segundo espetáculo programado para o espaço é 'E Rebanhos, e Cardume, e...', baseado num conto de Mora Fuentes, encenado pela atriz Glauce Gima. 'A Obscena Senhora D', também texto de Hilda Hilst, montagem do grupo paulistano Circo do Silêncio, é o terceiro espetáculo já confirmado para ocupar o espaço, ainda sem data de apresentação.
“Também vamos montar um bar na casa. A ideia é que o público tenha a experiência de vivenciar a Casa do Sol. O proposta é pela preservação da casa, divulgação da obra da Hilda Hilst e do teatro ser um ponto propulsor de cultura, trabalhando com todas as artes”, completa Fuentes.
Serviço
Peça 'Jozú, O Encantador de Ratos'
Neste domingo, só para convidados. De 27/4 a 19/5, sábados, às 21h; e domingos, às 20h
No Teatro do Instituto Hilda Hilst - Chácara Casa do Sol (Rua Mariazinha Leite Campanholi - Parque Xangrilá) - Campinas. Telefone: (19) 3257-1076
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia). Com 25% de desconto no valor inteira nas compras pelo site: www.hildahilst.com.br/teatrohh