As duas apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica de Campinas neste final de semana são marcadas pela paixão, liberdade e tragédia da ópera do compositor Georges Bizet
A mezzo-soprano Denise de Freitas protagoniza Carmen, que considera uma personagem muito significativa por ser uma mulher com uma liberdade à frente do seu tempo (Divulgação)
Encerrando o mês dedicado às mulheres, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz um concerto intenso sobre a história de uma mulher que tinha vontades, que lutava para alcançar a liberdade de amar e que preferiu morrer a se submeter a um amor possessivo. Este é um resumo — bem simplista — da marcante ópera "Carmen", do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), que está presente nas duas apresentações que acontecem no Teatro Castro Mendes neste final se semana. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto "Carmen em Chamas" terá como solistas a mezzo-soprano Denise de Freitas e o barítono Johnny França. O concerto será apresentado no amanhã (dia 29) às 20h e no domingo (dia 30) às 10h, com retirada de ingressos gratuitos com uma hora de antecedêncìa ao início do espetáculo na bilheteria do teatro.
Em 2025, o compositor Georges Bizet completa 150 anos de partida, o que motivou o maestro Carlos Prazeres a escolher sua obra mais célebre, "Carmem", para homenageá-lo nesse concerto. Ele comenta que "Carmen é um personagem absolutamente fogoso, então incluímos também no programa ‘O Pássaro de Fogo', de Stravinsky, para dar dar sequência a essa paixão incendiária, além da abertura de 'Joanna de Flandres', de Carlos Gomes, para contrastar com uma música mais serena, para que o concerto não tenha uma cor unicamente". Foi com essa ópera, apresentada em 1863 no Rio de Janeiro, que o compositor campineiro conseguiu impressionar por superar limites técnicos e esta ousadia foi seu passaporte para estudar e aperfeiçoar seu talento musical na Europa.
A história de Carmen — considerada uma das óperas mais marcantes de todos os tempos, com personagens intensos e músicas inesqueciveis — se passa em Sevilha (Espanha) e gira em torno da sedutora e destemida cigana que vive sem amarras e desafia o destino em um triângulo amoroso perigoso.
O concerto também leva o publico a se envolver com "O Pássaro de Fogo" de Igor Stravinsky (1882-1971), uma composição de profunda riqueza sonora inspirada no folclore russo, que transporta para um universo mágico e intenso, de final feliz.
Já o drama musicado "Joanna de Flandres", a segunda ópera de Carlos Gomes, mostra a ousadia do compositor ao relatar as malvadezas medievais da personagem: expor uma mulher má foi algo inédito naquele tempo. JOHNNY,
O BARÍTONO
O barítono paulistano Johnny França (@johnnyfrancabaritono) interpreta o personagem Escamillo, um toureador apaixonado por Carmen. Ele tem uma certa familiaridade com o personagem, pois já o interpretou no México — em uma arena com orquestra e touros de verdade — e depois nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que faz esse personagem no Brasil. Entretanto, já atuou em diversas montagens de "Carmen", fazendo diferentes personagens e em várias cidades brasileiras, inclusive com a Sinfônica de Campinas, na Concha Acústica do Taquaral, há alguns anos.
Ele comenta que a ária que interpreta nesse concerto é "muito difícil para a voz de barítono porque ela utiliza recursos de muitos graves e agudos, exigindo uma grande extensão vocal, que carece de um conhecimento técnico mais apurado, além da dramaticidade exigida pela música". França afirma que, para alcançar esse nivel técnico, se mantém em constante aprimoramento.
DENISE, A MEZZO-SOPRANO
A mezzo-soprano Denise de Freitas (@defreitas_denise), que protagoniza Carmen, considera a personagem muito significativa "por ser uma mulher com uma liberdade à frente do seu tempo". E declara seu prazer em interpretá-la. "É uma obra bonita, melódica, bem escrita, com árias e personagens muito interessantes, mas principalmente pelo conteúdo, pois para nós, mulheres, é muito emblemático poder apresentar neste momento uma voz feminina falando sobre sua liberdade, sobre sua maneira de ser e sobre como cada ser humano tem que ser respeitado da forma que é.
Com 30 anos de carreira, Denise tem várias premiações, inclusive a de melhor cantora lírica/intérprete, concedida pelo Prêmio APCA no ano passado. Com apresentações em diferentes palcos, tornou-se reconhecida intérprete de grandes personagens para voz de mezzo-soprano e acumula um extenso repertório sinfônico, com obras de diferentes compositores.
PROGRAME-SE
Concerto "Carmen em Chamas"
Quando: sábado, dia 29, às 20h, e domingo, dia 30, às 10h
Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Estacionamento gratuito na Estação Cultura, Rua Francisco Teodoro, 1.050
Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do teatro
Informações: Telefone do teatro (19) 3272 9359 Instagram @sinfonicadecampinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram