VEJA O TRAILER

Cannes terá curta-metragem feito por alunas da Unicamp

Filme 'A Última Rosa', de duas estudantes da universidade, foi selecionado para o festival de cinema

Marita Siqueira
13/05/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:29
A atriz Vanessa Petrongari em cena do curta-metragem 'Última Rosa' (Divulgação)

A atriz Vanessa Petrongari em cena do curta-metragem 'Última Rosa' (Divulgação)

O curta-metragem A Última Rosa, produzido por Juliana Villiotti e Ana Cecília Araki como projeto final do curso de midialogia na Unicamp, vai ser exibido no 66º Festival Internacional de Cannes, que ocorre de 15 a 26 de maio. Ainda sem data de projeção, o curta participa na categoria Short Film Corner, espaço de exibição para diretores e produtores iniciantes.

As jovens embarcam amanhã para a França com grandes expectativas. “Ter sido selecionado já é um grande prêmio. A gente sempre sonhou, mas tinha consciência da dificuldade. Para a gente foi uma vitória, representa todo o caminho percorrido, junto com os colegas, amigos e professores”, ressalta Juliana, de 24 anos, produtora e diretora de arte. 

Ela recebeu a notícia de Ana Cecília, de 23 anos, quando viajava para a casa dos pais em Americana. “Eu estava dentro do ônibus. Fiquei muito emocionada, mas poderia expor tanto”, conta. Assim que viu o e-mail, Ana Cecília ligou para a amiga, ainda sem acreditar. “Acho que só vai cair a ficha mesmo quando estivermos lá no festival" , diz Ana, responsável pela direção e roteiro.

Para compor o roteiro, ela se inspirou no conto Sarapalha, do livro Sagarana, de Guimarães Rosa. “Queria muito fazer algo que unisse o apocalipse e a cultura caipira, o que não é comum em filmes. E encontrei isso no conto. Foi uma inspiração bem livre. O curta-metragem tem sua identidade própria”, explica.

A Última Rosa, de 15 minutos, conta a história de duas senhoras doentes, Rosa e Joana, que vivem juntas em uma região rural desolada. Diante do grave estado de saúde das duas, Rosa revela um segredo que muda completamente o rumo da amizade.

Juliana conta que houve muita batalha para conseguirem verba para produzi-lo. “Fizemos com R$ 4,5 mil, um valor bem abaixo dos R$ 80 mil normalmente necessário para um curta.

Conseguimos o dinheiro com finaciamento coletivo e durante o semestre vendemos bolo, rifas, entre outras coisas.” Toda a equipe, inclusive as atrizes Stella Maris Vilela, Alexandra Sanches e Vanessa Petrongari, trabalharam voluntariamente.

As gravações ocorreram na Fazenda Redenção, município de São Manuel, interior de São Paulo. O trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo docente do Instituto de Artes da Unicamp, Adílson José Ruiz.

Também integram a equipe Gabriel Ronconi (produção), Pedro Ivo Carvalho (fotografia e câmera), Guilherme Agostini Cruz (assistente de direção e continuidade), Vanessa Cristina Petrongari (produção local), Letícia Cabral, Pedro Bortoto e Lucas Corazzini (assistentes de produção), Tamara Gigliotti (assistente de fotografia); Myung Hwa Baldini e Deborah Happ (arte); Pedro Bortoto e Marcelo Petrongari (assistentes de arte); Natália Pelizari (edição); Gabriel Tonelo (som); Victor Negri (edição de som, mixagem e trilha sonora); e os músicos André Batiston e Arthur Faria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por