CADERNO C

Canarinhos da Terra abre inscrições para novas turmas

Formulário deve ser preenchido online, no site do projeto; as aulas terão início no dia 8 de março

Mariana Cambo/[email protected]
12/02/2025 às 17:09.
Atualizado em 12/02/2025 às 17:09
Projeto Canarinhos da Terra oferece aulas para quatro faixas etárias, de 7 a 18 anos de idade, que participam de apresentações artísticas (Divulgação)

Projeto Canarinhos da Terra oferece aulas para quatro faixas etárias, de 7 a 18 anos de idade, que participam de apresentações artísticas (Divulgação)

O projeto Canarinhos da Terra está com vagas abertas em três de seus quatro grupos de estudos: para Kids 2, de 10 a 12 anos, Juvenil, de 12 a 15 anos, e Jovem, de 15 a 18 anos. No total, são 50 vagas. O grupo Kids 1, para crianças de 7 a 10 anos, já preencheu sua capacidade, mas mesmo assim, quem tiver interesse, deve se inscrever. 

O Canarinhos da Terra é um coral cênico, que combina teatro e voz na expressão musical, e que realiza importantes atividades socioeducativas nas áreas de artes integradas, como música e cultura. Para os que se interessarem pela chance de fazer parte desse projeto social com 22 anos de história, basta acessar o site: https://linklist.bio/canarinhos. As inscrições permanecerão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. 

As aulas vão começar no dia 8 de março. Para o grupo iniciante, será uma aula por semana, às quartas-feiras. Para os demais, são dois encontros semanais, às quartas e sábados. 

Segundo o diretor executivo do projeto Canarinhos da Terra, Luiz Pedro Simoni, a carga horária aumenta a partir do Kids 2, porque a temática de ensino também é estendida. Com mais matérias a serem administradas, as crianças e jovens terão um vasto conhecimento como preparação cênica, corporal, parte teórica e leitura rítmica.

O projeto recebe os que têm aptidão com música, seja canto ou instrumental, e também aqueles que querem aprender do zero. “Todos estarão ali para aprender e nós para ensinar”, afirmou Simoni. 

Para o grupo Kids 1, há uma fila de espera com mais de 30 crianças. De acordo com o diretor, a princípio o projeto iria disponibilizar 45 vagas para essa faixa etária, mas conseguiu aumentar para 65. Porém, todos os anos, durante os primeiros dois meses de aulas, os alunos passam por um processo de adaptação. Alguns se apaixonam e se encaixam às dinâmicas de ensino, e outros não seguem. Por isso, acrescentou, no início do curso sempre há uma perda de até 30% dos que se inscreveram. Sendo assim, ele recomenda que, mesmo se não encontrar vaga no momento, quem tiver interesse de participar das aulas, deve se inscrever e aguardar na fila de espera. Afinal, mais oportunidades podem surgir em alguns meses. 

São atendidos alunos de escolas públicas e particulares de Campinas e de outras cidades da região. 

De acordo com o direto executivo, não são exigidos requisitos para se inscrever, apenas preencher a ficha e aguardar o retorno por parte do projeto. 

No total, já são mais de 1.500 jovens atendidos. Durante sua trajetória, o projeto Canarinhos da Terra já produziu mais de 20 concertos. 

As aulas acontecem na Casa do Lago, localizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por