Evento foi realizado na Praça João Amazonas e deverá se repetir nos próximos meses
Quatro bandas locais e um DJ se apresentaram no primeiro Festival Cultural do Campo Grande (Divulgação)
Com o propósito de fomentar a cultura, o empreendedorismo local e opções de lazer no município, a região do Campo Grande ganhou seu primeiro Festival de Cultural. A iniciativa atende à demanda da comunidade do distrito, ao descentralizar pontos de cultura para contemplar os moradores da região. Durante todo o domingo (dia 6), cerca de 5 mil pessoas passaram pelo festival, realizado na Praça João Amazonas.
O evento foi setorizado em três segmentos. Na área do palco, foram apresentadas quatro bandas locais e um DJ. Em outro espaço da praça, ocorreu a Feira das Mulheres Empreendedoras, com a participação de comerciantes locais, que expuseram os seus trabalhos.
O evento contou também com uma área gastronômica, com uma praça de alimentação organizada pelos integrantes da Feira Noturna e do grupo Polo Cervejeiro de Campinas. Entre as diversas opções de comes e bebes, havia cervejas artesanais, chopp, pastel, lanches e petiscos. Para as crianças, a diversão foi garantida com uma cama elástica, pula-pula e outras opções de lazer.
Segundo o vereador e presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campinas, Higor Diego (Republicanos), as oportunidades de descentralizar os polos culturais do município e promover a economia local têm sido discutidas com regularidade pelo poder público. Por isso, uma emenda impositiva foi proposta para a criação do Festival Cultural no Campo Grande e a intenção é repetir a iniciativa em outros meses do ano, com o propósito de promover o desenvolvimento social, artístico e econômico no distrito do Campo Grande.
Cada evento contará com abordagens e organizações distintas, atendendo às temáticas festivas da época. A expectativa é que o próximo evento seja uma Festa Junina para a comunidade. “Encontramos essa alternativa para atender os fazedores de cultura periféricos, e como uma resposta às escutas públicas feitas na comunidade”, disse. Todos os grupos envolvidos na atividade atuam em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Campinas. Diante dos resultados da primeira edição do evento, mais pessoas manifestaram interesse em participar dos próximos festivais.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram