500 exemplares

Campineira lança livro infantil e distribui gratuitamente nas escolas

Margareth Brandini Park traz em "Saruê Seriguela, neto da vó Saruella" a importância da preservação ambiental e do cuidado com o animal comum em Campinas

Aline Guevara/ [email protected]
19/11/2022 às 10:57.
Atualizado em 19/11/2022 às 10:57
Margareth Brandini Park em entrega de livros às crianças de uma escola: ação de conscientização ambiental e incentivo à leitura (Arquivo pessoal)

Margareth Brandini Park em entrega de livros às crianças de uma escola: ação de conscientização ambiental e incentivo à leitura (Arquivo pessoal)

A escritora e pedagoga campineira Margareth Brandini Park acaba de lançar seu novo livro infantil "Saruê Seriguela, neto da vó Saruella". Ele faz parte de um projeto da autora que tem dois objetivos: desmistificar o saruê, chamado de gambá brasileiro, informando as pessoas sobre sua importância para o equilíbrio ambiental, e levar gratuitamente a literatura para crianças. Os 500 exemplares da primeira tiragem já começaram a ser distribuídos pela própria autora e pelo ilustrador da publicação, Gregory Willian, em escolas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ambos cresceram em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e trabalham com o objetivo de compartilhar informações para preservá-las. Por enquanto, os planos de venda dos exemplares estão destinados a uma segunda tiragem.

"Quando eu era criança e vivia nessa região, não tínhamos dinheiro para comprar livros. Minha mãe comprava de segunda mão, no sebo", lembra Margareth. Hoje, como escritora, ela faz questão de distribuir exemplares para crianças. "Eu era uma leitora voraz e usei muito a biblioteca pública de Sousas. Minha história passa por ali. Acho que a leitura empodera as pessoas de forma impressionante", completa.

Algumas das escolas que receberam o material foram o CEI Alexandre Sartori Faria e CEI Profa. Zuleika Hellmeister Novaes. Na próxima quarta-feira, 23, a escritora fará a distribuição na Escola Dr. Thomas Alves de Sousas, onde ela e Gregory estudaram. Ela conta que a obra é destinada à crianças e adultos, mas que pode ser trabalhada junto à escola para ensinar a Educação Ambiental focalizando no saruê. O livro, em versos, inclui uma canção escrita pela autora, com melodia de Daniel Calipo, que ficou entre as cinco melhores da Rádio MEC 2022.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por