VIRADA CULTURAL

Campinas terá de Emicida a Orquestra Sinfônica de SP

Das 26 cidades participantes desta 7ª edição, quatro são da Região Metropolitana de Campinas

Agência Anhanguera de Notícias
23/05/2013 às 17:22.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:50
  ( )

( )

A Virada Cultural 2013 - do Interior e do Litoral do Estado de São Paulo - será realizada neste final de semana (sábado, 25, e domingo, 26 de maio). Das 26 cidades participantes desta sétima edição, quatro são da Região Metropolitana de Campinas (RMC): Campinas, Americana, Indaiatuba e Santa Bárbara d'Oeste. A entrada é gratuita para todos os eventos. Clique aqui confira a programação de todas as cidades do Estado.

Entre os destaques que se apresentarão na RMC, encontram-se: Renato Teixeira, Raimundos, Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), Emicida (foto), Tulipa Ruiz, Galinha Pintadinha, Escola de Samba Rosas de Ouro, Nany People, Maria de la Riva, Trio los Angeles, Os Sertões e Mazinho Quevedo.

A Virada é uma realização do governo do estado, que o faz por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria das prefeituras das cidades participantes. O Estado seleciona e contrata os artistas, já as prefeituras são responsáveis por suas respectivas infraestruturas (como palco, iluminação, segurança e limpeza nas áreas dos shows). Algumas fazem também uma programação local paralela, junto com parceiros como o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), por exemplo.

Todas as apresentações em palcos internos são limitadas à capacidade dos teatros.

VIRADA EM CAMPINAS

Em relação às atrações, haverá o grupo colombiano Monsieur Periné (foto), que está pela primeira vez no Brasil, e que mistura cumbia, bolero, salsa e bossa nova. A banda também adiciona modernidade aos clássicos da música latina, como "Sabor a Mi".

Direto da Espanha, chega o projeto Barcelona Sessions - capitaneado pelo músico e produtor brasileiro Xuxa Levy. No projeto, músicos de diversas nacionalidades fazem releituras de clássicos da música brasileira - mas sempre acentuando os sotaques e a identidade musical de cada artista participante.

Em relação aos brasileiros propriamente ditos, haverá a descendente de cubanos Marina De La Riva (foto), que reúne elementos da música nacional e hispânica; o representante do rap, Emicida, que fará o mesmo show apresentado nos Estados Unidos e na Europa; e a pegada nordestina com influencias de jazz de Os Sertões.

Já a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Opesp) apresenta peças de Mozart, Schubert, Beethoven e do brasileiro Heitor Villa-Lobos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE CAMPINAS

TEATRO CASTRO MENDES

Praça Correia de Lemos, Vila Industrial

Sábado (25)

18h00 (Dança) Abertura Oficial com Grupo Cena 11 Cia. de Dança – Carta de Amor ao Inimigo

20h00 (Dança) GRUA Gentlemen de Rua – GRUA Convida Mulheres Musicistas

21h00 (Cultura Popular) Luciano Maia – Instrumental

22h00 (Cultura Popular) Jongo Quilombolas do Tamandaré

Domingo (26)

11h00 (Música) Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP

14h30 (Circo) Acrobático Fratelli – Circo de Pulgas

16h00 (Teatro) Cia. Delas de Teatro – Rabbit

SESC/CAMPINAS

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bomfin

A programação tem início às 18h de sábado (25) e segue até as 18h de domingo (26). Para alguns eventos é preciso verificar a disponibilidade de ingressos, que também são gratuitos, na Central de Atendimento: (19) 3737-1500.

Operação Morengueira (foto) - RJ, 2005, dir. Chico Serra, 16?. Bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Miguel Gustavo.

Com que roupa? - RJ, 1994, dir. Ricardo van Steen, 18?. Um dia na vida do compositor Noel Rosa, quando compôs o samba homônimo.

Sábado (25)

18h00 (Literatura - Exposição) No meio do Caminho Tinha uma Poesia – Adélia Prado

18h00 (Exposição) Trigésima Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas – Seleção de Obras

19h00 (Intervenção) Intervenções Circo Cômicas – com The Pambazos Bros

19h30 (Música) Samba de Rainha

21h00 (Cinema) Exibição de Curtas

Domingo (26) 

Programação complementar realizada pelo SESC Campinas.

10h00 (Exposição])Exposição Energia - Meio Ambiente

10h00 (Literatura - Exposição) No meio do Caminho Tinha uma Poesia – Adélia Prado

10h00 (Exposição) Trigésima Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas – Seleção de Obras

11h30 (Música para criança) Isadora Canto - Vida de Bebê

14h00 (Literatura) Cia. O Curioso - Intervenção Literária

17h00 (Dança) Cia. Eclipse – Pocket Show Dança de Rua e Suas Faces

ESTAÇÃO CULTURA

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro

PALCO EXTERNO

Sábado (25)

18h00 (Stand-Up) Humor de Salto Alto

19h00 (Música) DJ Azeitona

20h00 (Música) Vitor Araújo

21h00 (Música) DJ Azeitona

21h30 (Música) Felipe Cordeiro

22h30 (Música) DJ Azeitona

23h00 (Música) Clube do Balanço

Domingo (26)

00h00 (Música) DJ Azeitona

00h30 (Música) Monsieur Periné

13h00 (Música) Diego Moraes

14h00 (Música) DJ Azeitona

14h30 (Música) Marina de la Riva

15h30 (Música) Os Sertões

16h30 (Música) DJ Azeitona

17h00 (Música) Barcelona Sessions

18h00 (Música) DJ Azeitona

18h30 (Música) Emicida

Palco Dançante

Sábado (25)

18h30 (Música) DJ Forró

20h30 (Música) Trio Los Angeles

22h00 (Música) Dona Zaíra

16h00 (Música) DJ Jorginho Raridades

17h30 (Música]) Adilson (Grupo de Samba-Rock da Estação Cultura)

19h30 (Música) Nelson Fidelis

PALCO ROSÁRIO

Sábado (25)

18h00 (Música) Lineker

19h30 (Música) Banda Anelo

20h30 (Dança) Balé Barbárie

22h00 (Música) Festa da Cumieira

23h30 (Música) Arrigo Barnabé (Banda: Neurótico e as Histéricas)

Domingo (26)

14h30 (Música) Big Band Na Gaveta

16h00 (Música) Fantástica Madame

17h30 (Música) Aeromoças e Tenistas Russas

19h00 (Música) Walterama

VIRADA EM AMERICANA 

Entre as apresentações, haverá o músico francês de hip hop, Wax Taylor, que virá pela primeira vez ao Brasil; a cantora Tulipa Ruiz (foto), que é descendente de cubanos e ganhou o Prêmio Multishow 2012 na categoria Melhor CD de música brasileira; e a banda Os Sertões, que toca repertório próprio, além de interpretações de Zé Ramalho e Les Baxter, e que é do ex-integrante da Cordel Encantado, Clayton Barros.

Além disso, haverá, também, a apresentação do pianista Vitor Araújo - que criou uma "boa" confusão entre os críticos de música erudita, os apaixonados por MPB e a turma do indie rock. O pernambucano é capaz de interpretar uma peça clássica com uma pegada rock, um hit do Radiohead como se fosse um clássico, ou ainda uma canção de Chico Buarque como se fosse jazz.

VIRADA EM INDAIATUBA

A cidade recebe uma das atrações internacionais mais aguardadas de todo o evento, o trio americano "Au Revoir Simone (foto), que também se apresenta em Santa Bárbara d'Oeste, que está no Brasil pela primeira vez, e que promete trazer o seu "mar" de teclados e delicadezas pop para os palcos da cidade.

Formado por três garotas de Williamsburg, no Brooklyn (NY), Heather D'Angelo, Érica Foster e Annie Har já emplacaram suas composições doces em diversas séries de TV, como Ugly Betty e Grey?s Anatomy.

Além do show estrangeiro, haverá Raimundos (foto), que mistura punk com música nordestina, e que não irá poupar o público dos hits "Mulher de Fases" e "Me Lambe"; o herdeiro do movimento "Manguebeat" e VJ da MTV, China, que tem um repertório que vai do rock mais intenso ao pop mais sofisticado; e Siba, que foi líder da banda Mestre Ambrósio, e o responsável por trazer a rabeca para a linha de frente do pop.

Entre outros, haverá, também, as cantoras Andreia Dias e Karynna Spinelli, responsáveis por espetáculos com referências mais regionais. Andreia compôs seu último álbum na estrada, passando pelo Rio de Janeiro, Belém e Salvador. Já Karynna é representante do samba pernambucano - de sonoridade percussiva.

Em relação ao teatro, destaque para o grupo Cia. Quase Cinema, que apresentará "Sombras na Arquitetura" - um espetáculo que convida o espectador a olhar para a cidade de maneira mais lúdica e poética, através de sombras projetadas em pontos da cidade.

VIRADA EM SANTA BÁRBARA D'OESTE

Assim como Americana, Santa Bárbara também receberá o trio americano "Au Revoir Simone", cujo som é parecido com a música dos escoceses do Belle And Sebastian.

Já entre os brasileiros, apresentam-se, entre outros: o grupo Mombojó, que tem influências variadas, que podem ir do jazz à bossa nova; a banda Holger, que é do circuito indie de São Paulo e que transita entre gêneros que vão do pós-punk funkeado às fortes batucadas do samba-reggae, encontrando espaço até para a cumbia eletrônica. 

Apresentam-se, também, Rodrigo Vellozo, que faz samba com instrumentos de música erudita e é filho do cantor Benito de Paula; e o cantor e compositor de música raiz, Renato Teixeira, cujas canções já fazem parte do inconsciente coletivo brasileiro, como "Tocando em Frente" (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina), "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Globo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por