INÉDITO

Campinas receberá festival de ópera a partir do dia 19

Abertura do evento acontece nesta sexta, com apresentação de concerto de gala no Castro Mendes

Delma Medeiros
04/07/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 09:49

Enfim, um evento à altura da terra de Carlos Gomes, o maior compositor de ópera da América Latina. Pela primeira vez, Campinas sedia um evento nunca antes visto no Brasil, o Festival Internacional de Óperas das Américas (FIO Américas). A vinda do FIO Américas para a cidade foi graças a uma parceria dos organizadores com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Criado para permitir aos participantes conhecer o Brasil por meio da música, o Fio Américas reúne talentos da cena lírica mundial. “O festival conta com 30 professores especialistas em montagem de ópera e trabalha com cerca de 80 alunos, sendo 30 brasileiros e 50 estrangeiros, de vários países.

O FIO faz sua estreia no Brasil, apresentando três óperas completas. Festivais dessa magnitude são comuns na Europa e Estados Unidos, mas nunca ocorreram antes no Brasil e na América Latina”, afirma a professora e soprano Adriana Kayama, coordenadora do evento pela Unicamp.

Vários anos atrás, o tenor Sidnei Alferes, mestre em música pela Unicamp e diretor-executivo do projeto, participou de um programa de treinamento de ópera na Itália. Inspirado por sua vivência em explorar as possibilidades de oferecer uma experiência semelhante no Brasil, convidou para acompanhá-lo na aventura a mezzo-soprano Kathryn Hartgrove, diretora artística do FIO Américas e com 13 anos de experiência em montagens operísticas na Europa. Junto com Adriana, eles desenvolveram um programa de treinamento e festival de ópera itinerante que não pode ser igualado.

“O festival oferece aulas de canto, movimento, expressão corporal, dicção, além de explorar aspectos de cenário, figurino, iluminação para a montagem das três óperas. A proposta é disseminar as produções por Campinas e região”, explica Adriana. Estão sendo montadas as óperas 'La Cenerentola', de Gioachino Rossini; 'Os Contos de Hoffmann', de Jacques Offenbach, e 'A Viúva Alegre', de Franz Lehár, dirigidas respectivamente por Carroll Freman, William Florescu e Copeland Woodruff.

Os músicos e artistas são acompanhados por uma orquestra ao vivo, formada por músicos da Sinfônica da Unicamp e da região, reunidos especialmente para o evento, com regência do maestro Michael Borowitz e assistência de Rolando Salazar. Além de Campinas, as produções serão apresentadas em Limeira, Piracicaba, Salto, São Paulo e Indaiatuba, de 10 a 28 de julho.

Os ensaios começaram no dia 1º de julho e a primeira ópera — 'La Cenerentola' — estreia dia 10, em Piracicaba. “Os alunos participantes se inscreveram, fizeram audições ao vivo ou pela internet e foram selecionados para os diferentes papeis e para o coro. Assim, chegaram com as músicas já aprendidas. Aqui eles aperfeiçoam o trabalho com os especialistas e montam a produção”, explica Adriana. Mesmo assim, o tarefa é grandiosa, com ensaios diários das 10h às 22h.

A abertura do Fio Américas será nesta sexta-feira (5), no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, com um Concerto de Gala do qual participam todos os professores do evento.

Em Campinas, as apresentações das óperas começam em 19 de julho. Foi necessário retirar as primeiras fileiras de poltronas para acomodar a orquestra, uma vez que o Castro Mendes não dispõe mais de seu fosso.

Programação

Festival Internacional de Óperas das Américas (FIO Américas)

Nesta sexta-feira (5), 20h30 - Abertura, com apresentação de um concerto de gala

Dia 19/7, 20h30 - Ópera 'La Cenerentola'

Dia 23/7, 20h30 - Ópera 'A Viúva Alegre'

Dia 25/7, 20h30 - Ópera 'Os Contos de Hoffmann'

Serviço

No Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359

Ingressos: R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia)

Mais informações no site www.fioamericas.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por