Canto para CLARICE

Campinas recebe show que homenageia Clarice Lispector

Apresentação será no Sesc Campinas na sexta-feira (5) a partir das 20h

Cibele Vieira
03/08/2022 às 17:15.
Atualizado em 03/08/2022 às 17:30

A escritora ucraniana naturalizada brasileira é homenageada no projeto conduzido por Beatriz Azevedo e Moreno Veloso, filho de Caetano (Arte de Marcia Tiburi)

Com apresentação única no interior paulista, o show "Clarice Clarão" chega ao Sesc Campinas nesta sexta, 5, às 20h, reunindo música, teatro e poesia em homenagem a Clarice Lispector. Realizado pelo Selo Sesc, o lançamento do álbum "Clarice Clarão" é conduzido pela dupla Beatriz Azevedo e Moreno Veloso, que assina a produção musical com 11 composições, próprias e de outros artistas. O álbum foi lançado em formato digital em julho e em formato físico agora em agosto. 

"Amar não acaba. É como se o mundo estivesse à minha espera. Eu vou ao encontro do que me espera" diz o refrão do single "Clarice Clarão", da poeta e compositora Beatriz Azevedo. Ela dá voz aos escritos de Lispector, incorporando trechos da sua obra em canção inédita que relê parte musicada da crônica "As três experiências", de 1968. No show de 90 minutos, Beatriz e Moreno sobem ao palco acompanhados dos músicos Antonio Guerra, Gabriel Loddo e Marcelo Costa, além do VJ Notívago.

As pinturas e desenhos que compõem o projeto visual do álbum e as capas dos singles são assinados pela artista plástica e filósofa Marcia Tiburi. O álbum "Clarice Clarão" comemora os 101 anos da escritora - que se estivesse viva teria completado em 10 de dezembro de 2021 - com faixas que interpretam trechos de suas obras. O álbum já está nas principais plataformas de streaming e também na plataforma Sesc Digital, que oferece o conteúdo gratuitamente sem necessidade de cadastro.

Clarice Clarão, o álbum

Sobre o single que abre o lançamento do projeto, Beatriz conta que escreveu a composição "sozinha, mas de mãos dadas com Clarice, com seus livros espalhados por toda a casa, num momento de mergulho total em sua obra". Além dos textos, ela ouviu as histórias contadas por Caetano Veloso e Maria Bethânia sobre seus primeiros encontros com ela. "Na letra da canção, eu cito uma palavra que Clarice disse quando assistiu Bethânia pela primeira vez: 'faíscas'. Essa palavra traduz tanto a intensidade da cantora como a da própria escritora, afinal quem enxerga faíscas conhece o fogo", comenta. 

A criação do álbum foi motivada pelo convite da Princeton University para celebrar os 100 anos de Clarice Lispector, em 2020. À época, Beatriz Azevedo criou o espetáculo "Now Clarice", interpretando, ao lado de Moreno Veloso, canções originais e trechos da obra da escritora. Filmado ao vivo em novembro daquele ano, o musical estreou em dezembro de 2021 no Sesc TV. "Clarice Clarão" é um desdobramento do audiovisual, somado ao interesse da artista pela obra de Lispector, reconhecida por seus escritos muitas vezes introspectivos. 

No álbum, Beatriz e Moreno tocam violão, cantam e celebram Clarice em sua profundidade, acompanhados pelo violoncelo de Jaques Morelenbaum e percussão de Marcelo Costa. A cantora Maria Bethânia, que colaborou com interpretações de textos originais de Clarice, canta o single "Água Viva" interpretando um romance publicado pela escritora em 1973, que recebe o mesmo nome da canção. O disco tem composições de Adailton Poesia, Beatriz Azevedo, Caetano Veloso, Carlos Pinto, Deni Domenico, Moreno Veloso, Torquato Neto e Valter Farias, além de versos de Oswald de Andrade. 

Doutora em Artes da Cena pela Unicamp e pesquisadora de pós-doutorado pela mesma universidade, Beatriz Azevedo estudou música em Nova York e dramaturgia em Barcelona. Tem quatro discos e três livros lançados e já se apresentou no Brasil e exterior. Moreno Veloso é cantor, compositor e produtor musical. Primeiro filho de Caetano Veloso com a atriz Dedé Gadelha, compõe desde criança em parceria com o pai, tendo suas composições gravadas por vários artistas. Lançou dois álbuns próprios e produziu dois discos de Gal Costa, sua madrinha. 

Clarice Lispector, a escritora

Clarice Lispector (1920-1977) é citada pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX. Nasceu na Ucrânia - com o nome de Haia- , filha de um casal de origem judaica, que veio ao Brasil fugindo da perseguição na época da Guerra Civil Russa, quando ela tinha apenas dois anos. Naturalizada brasileira após os 21 anos, ela estudou Direito e atuou como tradutora, jornalista, filósofa, cientista, ensaísta e escritora, tornando-se uma das principais influências da Literatura e do Modernismo. Publicou nove romances, nove contos e cinco livros infantis, além de novelas, artigos e crônicas. Deixou uma obra múltipla, como seu legado à cultura.

PROGRAME-SE

Espetáculo "Clarice Clarão"- de Beatriz Azevedo e Moreno Veloso

Quando: sexta-feira, 05/08, às 20h

Onde: Teatro do Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim

Ingressos: entre R$ 9,00 e R$ 30,00

Informações: 3737-1500

Instagram: @sescspcampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por