“Animais Fantásticos”

Campinas recebe exposição gratuita sobre morcegos no Bosque dos Jequitibás

Mostra é no Centro de Educação Ambiental do Bosque e fica aberta a visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 15h

Do Correio.com
04/10/2022 às 16:02.
Atualizado em 04/10/2022 às 16:02

Animais Fantásticos: Bosque dos Jequitibás abre exposição sobre morcegos (Divulgação/ Fernanda Sunega)

Em comemoração ao Dia Internacional do Morcego, no dia 1º de outubro, o Bosque dos Jequitibás abre nesta terça-feira (4), a exposição “Animais Fantásticos”, e segue até o dia 28 com fotos, informações e exemplares desses animais. A exposição é no Centro de Educação Ambiental do Bosque e fica aberta a visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 15h. Com entrada gratuita.

No local da exposição, agentes de Controle Ambiental, da Secretaria de Saúde, técnicos (de biologia e veterinária) do Bosque dos Jequitibás, e estagiários do curso de Medicina Veterinária, estarão à disposição para orientar e explicar aos visitantes. Haverá cartazes, banners, vídeos e os próprios morcegos, taxidermizados ou conservados em álcool. 

Os exemplares de morcegos da mostra são de dois lugares: da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Prefeitura de Campinas, e do Museu de Zoologia da Unicamp.
 
O veterinário do Bosque dos Jequitibás, Douglas Presotto, explica que a mostra tem como objetivo mostrar ao público em geral a enorme importância ambiental dos morcegos e desmitificar algumas informações a respeito do animal, como a de que não enxerga bem ou que é agressivo.

“Queremos mostrar que os morcegos são importantes para controle de insetos, dispersão de sementes e polinização de flores, por exemplo. E, embora exista o risco de transmissão de doenças, como a raiva, é necessário tirar o estigma dos morcegos, de que são agressivos e que as pessoas devem temê-los”, explica Douglas. 
 
De acordo com o veterinário, informações deste tipo levam as pessoas a machucar e até a matar esses animais. Douglas também esclarece que o Dia Internacional do Morcego e a exposição “Animais fantásticos” não têm a ver com Halloween, que também é comemorado em outubro, e com outros personagens e lendas como Drácula, vampiros, e por aí vai. “Os morcegos são animais silvestres da fauna nativa, protegidos por leis ambientais. A exposição é uma oportunidade de conhecer mais sobre os morcegos”, complementa. 
 
Serviço

Exposição “Animais Fantásticos”

Quando: 4 de outubro até 28 de outubro

Horário:  terça-feira a domingo, das 9h às 15h

Onde: Centro de Educação Ambiental do Bosque - dentro do Bosque dos Jequitibás na Rua Cel. Quirino, 2

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por