Programação gratuita terá música, dança, exposição, feira literária e a tradicional Marcha Zumbi de Palmares
O rapper Dexter e a cantora Majur se apresentarão juntos com os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC): uma das principais atrações do Mês da Consciência Negra (Divulgação)
Com o objetivo de celebrar a cultura negra e apoiar as manifestações sociais e artísticas da população, Campinas recebe a partir deste sábado - até o fim de novembro - uma programação especial do Mês da Consciência Negra. Ao longo dos próximos dias vários espaços públicos da cidade serão ocupados por diversas atividades artísticas gratuitas. "A cultura tem o compromisso com todas as causas porque através das expressões culturais um povo se reconhece. Essa é uma missão que fazemos juntos", afirma a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
A programação contempla diversos eventos e um dos principais destaques é o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) ao lado do rapper Dexter e da cantora Majur, que acontece no dia 20, às 19h30, dentro da programação do Palmares Celebra, na Estação Cultura. O artista é um dos mais importantes do rap nacional e adotou o nome artístico depois de ler a autobiografia de Martin Luther King e descobrir que Dexter era o nome de um dos seus filhos. Já ela é cantora e compositora baiana de Rhythm and blues (R&B) e MPB e gravou a canção "AmarElo" ao lado de Emicida e Pabllo Vittar.
Agenda diversa
A programação do Mês da Consciência Negra inclui também a partir deste sábado o Campinas Hip Hop Festival, na Estação Cultura, encontro de capoeira e a abertura da Mostra Afrofuturista na Casa de Vidro. A exposição visa apresentar os 54 países do continente através da sua diversidade e beleza estética com um olhar para o "futurismo africano", vertente estética que une as raízes ancestrais e tradicionais com a África Contemporânea. "No momento presente, a cidade de Akon City, no Senegal, e Konza City, no Quênia, representam a modernidade e as expectativas que os africanos projetam para o seu futuro. Nós, brasileiros, como a maior população de afrodescendentes fora do continente africano, com mais de 120 milhões de autodeclarados, tendemos a nos envolver nestas novas concepções culturais e a mostra possui a singela proposição de oportunizar diálogos que interajam com esta nova perspectiva", explica Odair Marques, curador da exposição e autor do Atlas GeoCultural da África.
Marcha Zumbi dos Palmares
Além da programação organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas para o dia 20 de novembro, também está a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares. Organizada pelo Comitê 20 de Novembro, ela chega a sua 21ª edição.
A concentração para a caminhada, que passará pelas ruas da cidade, acontece a partir das 9h na Estação Cultura. No local, antes da saída, haverá uma intervenção de dança e a própria marcha será acompanhada por batuques de tambores e cantigas variadas africanas, de rodas de samba e músicas populares do povo negro. "Ocupamos as ruas para denunciar a intolerância religiosa, sobretudo contra as religiões de matrizes africanas, para denunciar a violência contra mulheres, a violência policial contra a juventude negra e pobre e também para exigir que no país da abolição incompleta, ou da falsa abolição, existam políticas públicas de ações afirmativas", declara Edna Lourenço, coordenadora do Comitê.
CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
5/11 Abertura Mostra Afrofuturista, às 10h - A exposição na Casa de Vidro traz objetos, imagens, máscaras e vestimentas que apresentam diversidade cultural dos 54 países africanos. Até 23/11.
"IÊ, Viva Meu Mestre 2022", às 14h - Encontro de capoeira acontece no Espaço Cultural Maria Monteiro.
5 e 6/11 Campinas Hip Hop Festival, das 14h às 21h30 - Acontece na Estação Cultura e reúne artistas como o rapper GOG, Tasha & Tracie, Gog, Rincon Sapiência, Bivolt, Kyan, Thaíde, Febem, Ndee Naldinho, Demenos Crime e mais.
19, 20, 26 e 27/11 1ª Feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello, a partir das 13h - Evento visa dar visibilidade a iniciativas literárias desenvolvidas por pessoas negras de Campinas e região, gerando discussões, debate e possibilitando novos conhecimentos. Na Estação Cultura.
20/11 21ª Marcha Zumbi dos Palmares, às 9h - Concentração da marcha começa na Estação Cultura e percorre ruas da cidade. Caminhada deve ser acompanhada de entoação de cantigas e toque de tambores.
Palmares Celebra, a partir das 14h - Artistas locais e nacionais se apresentam na Estação Cultura, com destaque para o cantor Marquinhos Sensação, além do show da cantora Majur e do rapper Dexter junto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
26 e 27/11 2ª Virada Afro-Cultural, das 12h às 22h - Serão 17 apresentações, incluindo os shows das cantoras Duquesa e Tássia Reis. Também contará com rodas de conversa, oficina de turbante, curso presencial sobre a produção de eventos culturais e estreia do documentário sobre a arte negra da cidade.