Evento

Campinas Festival Dance reunirá quase 40 estúdios da cidade e região

Evento será entre os dias nos dias 17 e 18 de junho, a partir das 14h, no Teatro Castro Mendes

nos dias 17 e 18 de ju
15/06/2022 às 11:20.
Atualizado em 15/06/2022 às 11:20
O festival trará ao palco grupos de dança de diferentes estilos numa competição dividida em 4 categorias (Divulgação)

O festival trará ao palco grupos de dança de diferentes estilos numa competição dividida em 4 categorias (Divulgação)

O Campinas Festival Dance, que terá início nesta sexta-feira, partiu do sonho da bailarina Érika Ramos, cuja trajetória na dança soma mais de 27 anos, de, como uma mulher negra vinda da periferia, conseguir organizar um evento deste porte. À frente do Studio de Dança Érika Ramos, ela hoje é responsável pela primeira edição do festival que sai do papel prometendo ser um grande encontro e competição entre os mais de 600 dançarinos dos 38 estúdios confirmados, alguns da cidade e outros vindos de municípios da região e de Minas Gerais. O evento acontece sexta e sábado, a partir das 14h, no Teatro Municipal Castro Mendes.

A caminhada para chegar às portas do festival foi dura, relembra Érika, que foi desacreditada muitas vezes. “No começo da organização, eu não tinha nada para esse evento, porque fazê-lo envolve muito dinheiro. Mas eu tinha o sonho e a vontade de fazer acontecer”, diz. Agora, ela apresenta o resultado da sua persistência: os dois dias de festival vão reunir 147 apresentações de caráter competitivo com premiação aos ganhadores. São quatro categorias de competição: infantil (6 a 11 anos), juvenil (12 a 17 anos), adulto (cima de 18 anos) e melhor idade (acima de 40 anos). Já os gêneros apresentados serão balé clássico de repertório, balé clássico livre, jazz, danças urbanas e estilo livre, com quatro subgêneros: solo, duo, trio e conjunto. Nos dois dias de eventos haverá premiações.

A dançarina sempre lutou para estudar e desenvolver a sua dança longe do centro da cidade. Ao fundar seu estúdio de dança no Jardim Planalto de Viracopos, ela queria oferecer para outras pessoas as oportunidades que muitas vezes lhe foram negadas. “Estamos tentando quebrar algumas barreiras e tabus trazendo a arte para pessoas de baixa renda e as levando para onde essas artes são acompanhadas”, explica Érika, citando a importância de conseguir realizar o festival no Teatro Municipal Castro Mendes, um local grande e preparado para este tipo de evento. Antes, a bailarina realizava suas apresentações de dança nas quadras das escolas. “O festival não será só competição e premiação. Teremos essa importante troca de vivências entre as academias e é essa cultura que eu quero trazer”, reforça. 

Ainda que Erika esteja à frente do projeto, o Campinas Festival Dance tem sido organizado tanto pela bailarina quanto pelos colegas professores - muitos que ela ajudou a formar desde pequenos como dançarinos - e seus alunos no Studio de Dança. “Para levantar os fundos, nós fizemos rifas, bingos e festas antes de conseguir algumas parcerias e apoios importantes como o da Secretaria de Cultura e Turismo e da Sanasa. Foi uma luta, mas tem sido muito gratificante para todos nós”, conta a organizadora, que no começo tinha receio de não atrair interessados o suficiente para o evento. Ela revela, no entanto, que precisou barrar a entrada de novas escolas porque já tinha atingido o limite que comportaria o festival.

A força do hip hop

Para o primeiro dia do evento, na sexta, os alunos do Studio de Dança Érika Ramos, que não participarão da competição, estão preparando algumas apresentações especiais nos intervalos. “Para quebrar um pouco a sequência das apresentações, que serão só de clássicos neste dia, vamos entrar com a nossa especialidade no estúdio: o hip hop”, declara a organizadora, dando uma palhinha do que está sendo preparado. A especialidade veio do entusiasmo dos seus estudantes com a modalidade, pois a maior parte chega ao estúdio buscando aprender a dança urbana. O grupo misto de hip hop do estúdio já foi até para a Argentina participar de uma competição. “Foi uma aventura. Nós fomos de ônibus para conseguir chegar lá e ganhamos!”, celebra. 

Mas Érika confessa que também há aqueles que entram na dança por amor ao hip hop e de repente descobrem e se apaixonam por outros ritmos. “Muitos estão dançando também o jazz. Antes, nós só competíamos com grupos de hip hop e hoje temos um grupo de jazz muito forte”. Para a bailarina, o segredo está na energia que os alunos colocam em suas danças. “A garra e a energia de todos é surreal”, descreve. E ela espera poder compartilhar um pouco dessa força ao longo do festival.

PROGRAME-SE

Campinas Festival Dance

Quando: 17 e 18/06, das 14h às 22h

Onde: Teatro Municipal Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Ingressos: entre R$ 20,00 e R$ 40,00

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por