de graça

Camerata Jovem de Campinas leva rock a Sumaré

No repertório da apresentação deste sábado, estão sucessos dos anos 60, 70, 80 e 90 em arranjos especiais

Do Correio.com
15/06/2022 às 18:29.
Atualizado em 15/06/2022 às 18:29
O espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”, da Camerata Jovem de Campinas, está percorrendo cidades da região de Campinas e Jundiaí (Charbel Chaves/Divulgação)

O espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”, da Camerata Jovem de Campinas, está percorrendo cidades da região de Campinas e Jundiaí (Charbel Chaves/Divulgação)

A Camerata Jovem de Campinas chega a Sumaré nesta sábado (dia 18) para apresentação de um concerto com músicas de grandes bandas do rock dos anos 60, 70, 80 e 90 em arranjos especiais para orquestra. O espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”, que está percorrendo cidades da região de Campinas e Jundiaí, será às 19h no Anfiteatro Dirce P.Dalben.

A Camerata é um coletivo orquestral com produção da Seconda Prattica e Produção Cultural. No repertório estão sucessos de bandas como Rolling Stones, Scorpions, Queen, Led Zeppelin, Metallica, Beatles e ABBA.

O projeto é coordenado pelo maestro Moisés Cantos, diretor artístico da Seconda Prattica Coro e Orquestra e regente da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas, que também conduz as apresentações da Camerata Jovem.  

A turnê do espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”está percorrendo a região de Campinas e já passou por Cosmópolis, Jaguariúna, Bragança Paulista e Campinas. 

Participação do público

Um dos diferenciais do projeto é que as apresentações contam com a participação do público em músicas previamente escolhidas que facilitam a interação. O público é convidado a participar através da expressão corporal, explorando o corpo como instrumento de percussão, compondo o espetáculo e tornando-se mais que mero espectador.

Novos músicos

O grupo tem instrumentos típicos de orquestra, como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo e piano, mas também incorporou instrumentos populares, como bateria, violão e guitarra. O objetivo da mistura é aproximar a orquestra do público e romper com o paradigma de que determinado instrumento só é adequado a um gênero, mostrando que todos podem ser utilizados em qualquer tipo de música.

A Camerata Jovem de Campinas é integrada por maioria jovem em processo de formação acadêmica ou por músicos já formados. O coletivo tem o objetivo de dar oportunidade a novos  artistas e prepará-los para o trabalho em orquestras do país. 

Além das apresentações, no decorrer do projeto, serão realizadas quatro oficinas de Apreciação de Instrumentos, ministradas por músicos da Camerata. O projeto é resultado de aprovação no edital PROAC (Programa de Ação Cultural) expresso direto, fomento a projetos culturais financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

PROGRAME-SE

O quê: espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”, com clássicos do rock

Quando: neste sábado (18), às 19h

Onde: Anfiteatro Dirce P.Dalben (Avenida Brasil, 1.111, no distrito de Nova Veneza, Sumaré)

Quanto: de graça

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por