Entrada Gratuita

Caixeirosas propõem uma folia para crianças com muita cultura

Ensaios abertos aos domingos no Cis Guanabara preparam o cortejo divertido e com bonecões que pretende levar para a praça os pequenos foliões

Cibele Vieira/ [email protected]
28/01/2024 às 11:05.
Atualizado em 28/01/2024 às 11:05
Os bonecões são tradição no Bloco das Caixeirosas, que faz seu desfile oficial no dia 10 de fevereiro, no distrito de Barão Geraldo (Fabiana Ribeiro)

Os bonecões são tradição no Bloco das Caixeirosas, que faz seu desfile oficial no dia 10 de fevereiro, no distrito de Barão Geraldo (Fabiana Ribeiro)

Quer mostrar para as crianças como se brinca um carnaval de maneira saudável e agregando cultura popular? Pois então aceite o convite do bloco As Caixeirosas, que está fazendo ensaios abertos e gratuitos na tarde deste (28) e do próximo (4) domingo. O espaço do Cis Guanabara foi escolhido para apresentar a bateria do bloco, composto por cerca de 50 mulheres (e alguns poucos homens) que tocam as caixas do divino, xequere e agogô, musicalizando lendas populares do Brasil. Na alegoria, os 13 bonecões interagem com o público. Esta é a proposta do bloco, que está aberto para quem quiser brincar e, também, agregar ao cortejo no desfile oficial que acontece no dia 10 de fevereiro em Barão Geraldo.

Há espaço para quem quer brincar, dançar, tocar, cantar, ou se tornar a alma dos bonecões (quem carrega), conta Inês Vianna, compositora e diretora artística do bloco. Há instrumentos para quem quiser acompanhar o ritmo e como o foco são as crianças, há instrumentos pequenos para que elas possam experimentar o som deles e integrar a bateria se quiserem. O grupo "Caixeiras das Nascentes" é formado por mulheres que trabalham com a cultura popular das festas sagradas (como Junina, Congado, Reis) e trazem essa cultura para o carnaval com crianças. Elas tocam a caixa do divino (tambor pequeno considerado sagrado feminino) como a tradição que vem do Maranhão, onde a Festa do Divino é conduzida por mulheres.

Os bonecões são uma atração à parte. A cada ano de desfile, o coletivo do bloco construiu um, sob orientação da bonequeira Bia Medeiros, de Campinas. A estrutura original era de madeira, pesada, mas com o tempo ela e o coletivo foram aperfeiçoando os modelos até chegar a uma estrutura leve, de alumínio, que é carregada como uma mochila, inclusive com alguns bonecos que permitem ter os braços do condutor, ampliando a interação com o público. Este ano será a vez de receber a Odara, que significa o que é bom, belo e do bem. "No carnaval a gente pensa que transcende e o que trazemos para as crianças é alegria, brincadeira, porque o mundo está difícil, então trabalhamos para a paz, para trazer coisas boas, explica Cristina Bueno, compositora e mestra de bateria, que idealizou o bloco em 2006.

PROGRAME-SE

Ensaios abertos do bloco Caixeirosas

Quando: aos domingos, dias 28/01 e 04/02, das 15h às 18h

Onde: Cis Guanabara - R. Mário Siqueira, 829, Guanabara

Entrada Gratuita

Informações: Instagram @blocodascaixeirosas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por