A edição conta com sete debates sobre afeto e sentimentos em encontros semanais, com entrada gratuita e por ordem de chegada
A primeira dinâmica foi conduzida pela psicanalista Ana Suy, na semana passada, com abordagem das três primeiras palavras propostas para o vocabulário das emoções: vergonha, solidão e desamparo (Ricardo Lima)
A temporada de 2025 do Café Filosófico estreou, este mês, com encontros semanais que vão se estender até o final de abril, no Instituto CPFL, localizado no bairro Chácara Primavera. No total, sete palestrantes vão participar do módulo “Vocabulário das Emoções”, em encontros presenciais às quintas-feiras, às 19h, com entrada gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. O projeto conta com a curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker e busca refletir e aprofundar a compreensão sobre os afetos e as emoções, além de relacioná-los à construção da identidade e da base enquanto seres humanos.
De acordo com Dunker, a novidade desta edição é a ampliação do número de encontros, que normalmente ocorriam durante um mês e, desta vez, foram estendidos para sete semanas consecutivas. A ideia, acrescentou, é abordar um tema importante que possa contribuir para com a sociedade de maneira reflexiva e, assim, alcançar o maior número de pessoas. A transmissão online permite que pessoas de outros países também acompanhem os debates.
“A proposta do vocabulário das emoções traduz a ideia do letramento de afetos, com abordagens sobre as relações e emoções. Assim, podemos aprender um pouco mais sobre os afetos, suas categorias e como eles se desencadeiam.”
Ele explica que, a fim de garantir a coerência e pluralidade dos diálogos, está sendo abordada a diversidade da linguagem, com palestrantes que são profissionais da psicanálise, mas que também atuam em outras áreas do conhecimento. A proposta, explicou, é listar dois afetos e um sentimento e mostrar como os afetos se resolvem, se traduzem e se mostram em um nível mais generalizado, como um sentimento.
Dunker pontuou como a saúde mental e os sofrimentos psíquicos podem exagerar, boicotar, inibir, negar ou intensificar um afeto. A abordagem, ressaltou, é sobre afetos em nível individual, mas refletir sobre como eles também culminam em sentimentos coletivos. Para o curador, elaborar as emoções, externalizar os sentimentos e entender esses afetos determinam a maneira que os sentimentos são percebidos e, por consequência, as provocações que eles geram.
TEMAS EM DEBATE
A primeira dinâmica ocorreu na semana passada, dia 13, e foi conduzida por Ana Suy com abordagem das três primeiras palavras propostas para o vocabulário das emoções: vergonha, solidão e desamparo. No total, mais de 900 pessoas acompanharam a reflexão—entre as que estavam presentes e as que participaram através da transmissão remota–com duração de duas horas. Os que acompanham o encontro online também podem contribuir com as dúvidas ou colocações pelo YouTube.
Hoje (dia 20), a psicanalista Mayla Di Martino incluirá no debate as palavras "Inveja, indignação e gratidão". No dia 27, a reflexão será sobre “Medo, angústia e solidariedade" com a artista, escritora e pesquisadora Tatiana Schunck. Em abril, dia 3, estará presente Dunker, que falará sobre “Alegria, tristeza e luto”. O “Amor, ódio e ignorância” serão tratados pelo psicanalista Jorge Sesarino no dia 10. Na quinta-feira seguinte, 17, serão abordados“ Atenção, tédio e serenidade” pela psicanalista Luciana Salum; e a conclusão da dinâmica, no dia 24, terá o psicanalista Alexandre Patrício que abordará “Culpa, espanto e reparação”.
PROGRAME-SE
Café Filosófico CPFL ‘Vocabulário das Emoções’
Quando: De 13 de março a 24 de abril, às quintas-feiras, às19h
Onde: Instituto CPFL– Rua Jorge Figueiredo Corrêa, nº 1.632, bairro Chácara Primavera
Entrada gratuita e por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: www.youtube.com/@cafefilosofico_cpfl
Programação:
Hoje, dia 20/03– Inveja, indignação e gratidão, com Mayla DiMartino, psicanalista
Dia 27/03– Medo, angústia e solidariedade, com Tatiana Schunck, artista, pesquisadora e escritora
Dia 03/04– Alegria, tristeza e luto, com Christian Dunker, psicanalista
Dia 10/04– Amor,ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista
Dia 17/04– Atenção,tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista
Dia 24/04– Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patrício, psicanalista
Informações: institutocpfl.org.br
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram