VEJA AGENDA COMPLETA

Café Filosófico discute o amor contemporâneo

Os quatro encontros têm a curadoria do filósofo e escritor Renato Noguera, que estreia a série ao debater o tema ‘Economia dos afetos e o fetiche neoliberal do desejo’

Da Redação/ cadernoc@rac.com.br
04/04/2024 às 08:41.
Atualizado em 04/04/2024 às 08:41

O filósofo e escritor Renato Noguera dissertará sobre como as relações de mercado têm borrado as linhas da intimidade, produzindo uma economia dos afetos que implica em tensões entre o que desejamos, o que queremos e o que realmente praticamos nos arranjos afetivos e sexuais (Tatiana Ferro)

A nova série de encontros do Café Filosófico CPFL, que começa nesta quinta-feira, vai debater o amor na atualidade, em tempos de redes sociais, mudanças nas relações afetivas e até o aumento no número de separações. De acordo com dados de pesquisa recente do IBGE, o Brasil registrou 386,8 mil divórcios em 2021, número 16,8% maior em relação ao ano anterior. E entre 2022 e 2023, o Google apontou que a busca pela expressão “relacionamento aberto significado” cresceu 300%.

Serão quatro encontros presenciais e gratuitos no Instituto CPFL, em Campinas, a partir de quinta-feira, 4 de abril, às 19h, mas também é possível assistir o evento pelo canal do YouTube “Café Filosófico CPFL”. Além disso, há uma programação transmitida pela TV Cultura que é dividida em três grades: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.

A abertura contará com uma palestra com o curador da edição, Renato Noguera, que vai explanar sobre o tema “Economia dos afetos e o fetiche neoliberal do desejo”. Filósofo e escritor, ele disserta sobre como as relações de mercado têm borrado as linhas da intimidade, produzindo uma economia dos afetos que implica em tensões entre o que desejamos, o que queremos e o que realmente praticamos nos arranjos afetivos e sexuais.

“Diversos estudos sobre as relações conjugais, tais como do psicólogo John Gottman e da antropóloga Helen Fischer, se articulam dentro de um contexto da ‘ideologia da linguagem’, que aposta no aperfeiçoamento do ditado popular: ‘é conversando que a gente se entende’”, aponta o filósofo, ao explicar que os estudos propõem ferramentas afetivas para a construção e manutenção das relações. “Será que esse encaminhamento resiste aos dispositivos que insistem em modular a vida afetiva dentro da lógica das relações econômicas e de troca?”, questiona Renato.

O segundo encontro será liderado pela também curadora da nova série, a pesquisadora de amor, psicanalista e escritora, Carol Tilkian, que vai se aprofundar no tema “O amor ainda é possível na velocidade 5G?”. O objetivo do projeto do mês de abril é trazer discussões sobre os principais dilemas amorosos da contemporaneidade, oferecendo novas perspectivas, conhecimentos e ferramentas para as pessoas serem mais felizes em suas relações amorosas de maneiras menos idealizadas.

O Instituto CPFL é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos.

AGENDA COMPLETA:

✔ Dia 4 de abril, 19h: “Economia dos afetos e o fetiche neoliberal do desejo”, com Renato Noguera, filósofo e escritor;

✔ Dia 11/04, quinta-feira, 19h: “O amor ainda é possível na velocidade 5G?”, com Carol Tilkian, pesquisadora de amor, psicanalista e escritora;

✔ Dia 18/04, quinta-feira, 19h: “A lógica da prateleira do amor: gênero e emoções”, com Valeska Zanello, psicóloga;

✔ Dia 25/04, quinta-feira, 19h: “A construção do desejo e do amor nas relações interraciais”, com Andreone Medrado, psicólogo.

PROGRAME-SE

Café Filosófico CPFL “Desafios e possibilidades do amor contemporâneo”

Quando: quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL, Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera

Entrada gratuita (por ordem de chegada, a partir das 18h)

Informações: institutocpfl.org.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por