Os participantes vão esconder e revelar poesias curtas ao percorrerem o Mapa da Poesia – um roteiro pelo qual vão passar por locais históricos em um passeio guiado pela região central da cidade
Frases e versos serão colocados pelos participantes em postes, muros e fachadas, para que venham a ser descobertos por qualquer pedestre (Divulgação)
O roteiro traçado no Mapa da Poesia passa por 12 pontos icônicos da cidade e é um convite do movimento coletivo “Esconder poemas – palavras em deslocamento no Centro”. Os participantes partem da Biblioteca Zink às 10h (dia 5) e seguem em passeio a pé pelo Centro por um período de duas horas, com a proposta de ocultar palavras e deixar marcas de versos para serem descobertas. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia (@feirasub).
Chamada de [SUB]poética, a caminhada acontece pelo segundo ano consecutivo e “é um pequeno festival para celebrar as ligações inesperadas entre seres e coisas, ideias e formas e homenagear a poesia. “A ação deste ano ‘imprime’ palavras no concreto da cidade com intuito de despertar o olhar do caminhante cotidiano”, conta Fabiana Pacola, uma das idealizadoras. Os poemas curtos, segundo ela, estarão “no cinza dos postes, no colorido das fachadas, no encontro das paredes, na frieza dos monumentos, no vazio dos bancos, no mistério das vielas”.
A ação foi construída em conjunto pelo escritor Zé Maurício da Costa, pelas ‘Manas Escritas’ (Lívia Mota e Natália Moretti) e as organizadoras da Feira [SUB], Fabiana e Marcela Pacola. Começa na frente da Biblioteca Pública Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’ e passa por destinos que, de alguma forma, contam alguma história e escondem-revelam poesia, como a Praça Carlos Gomes, o Mercadinho Campineiro, a viela da Praça das Andorinhas, além de dois ateliês artísticos, sebo, igreja, sexy shop e bares.
“O deslocamento pelo Centro coloca a poesia como destino e, munidos de pranchetas e canetas, os participantes poderão criar suas próprias linhas, fazendo do concreto e da paisagem matéria-prima para suas rimas”, explica Fabiana.
A [SUB]poética integra as atividades da programação paralela da 7ª edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece anualmente em Campinas. Este ano, está agendada para o dia 13 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 20h.
PROGRAME-SE
‘Esconder poemas – palavras em deslocamento no Centro’
Quando: Amanhã ( dia 5), das 10h às 12h
Onde: Saída em frente da Biblioteca Zink — Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas, às 10h
Percurso: Biblioteca Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’, Praça Carlos Gomes, Pastelaria Voga, Ateliê Serafina, Sebo das Andorinhas, Ruído, Mercadinho Campineiro, Livraria Pontes, Igreja do Carmo, Viela da Praça das Andorinhas, Facca Bar
Participação Gratuita – Vagas limitadas, requer inscrição pelo link disponível no Instagram @feirasub
Informações: https://feirasub.com.br/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram