Entrada gratuita

Biblioteca Municipal celebra quadrinho nacional com programação até março

Espaço reúne exposição sobre Afrofuturismo, mostra em homenagem à quadrinista Germana Viana, distribuição de gibis pela cidade e feira de HQs

Da Redação/ [email protected]
02/02/2024 às 08:56.
Atualizado em 02/02/2024 às 08:56
Ilustração da capa da revista em quadrinhos sobre Afrofuturismo organizada por Will Rez (Reprodução/Divulgação)

Ilustração da capa da revista em quadrinhos sobre Afrofuturismo organizada por Will Rez (Reprodução/Divulgação)

O Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia 30 de janeiro, ganhou uma comemoração extensa na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink e seu espaço da Gibiteca. São diversas atividades gratuitas que seguem até março e o destaque temático desta 11ª edição do evento é a ficção científica. O gênero apresenta a reação dos seres humanos às mudanças na ciência e na tecnologia, e explora dramas e conflitos humanos consequentes das inovações científicas, sociais e tecnológicas.

A exposição “Afrofuturismo”, organizada pelo quadrinista Will Rex e pela Kitembo Editora, pode ser visitada até 02/03. Os quadrinhos expostos exploram o tema de formas variadas, apresentando narrativas com elementos da ficção científica e da fantasia com protagonismo negro por meio da celebração da identidade, ancestralidade e história africana.

Outra exposição que acontece no mesmo período é a que celebra os 25 anos de carreira da quadrinista brasileira Germana Viana. Ela também atuou dentro da ficção científica e teve obras publicadas pela editora Zarabatana Books, de Campinas. "Esta é uma oportunidade de aproximar quem escreve de quem lê os quadrinhos. Além disso, essa iniciativa amplia o repertório dos leitores, apresenta os pequenos selos e editoras, até mesmo de Campinas, e os autores autopublicados", informa a coordenadora da Biblioteca Zink, Suze Elias.

Ainda dentro da comemoração está a Revoada de Quadrinhos, ação que vai distribuir gibis, protegidos por um saco de plástico, em terminais de ônibus. "A ação nos terminais é muito rápida. Colocamos um gibi e logo alguém já leva para ler. E junto com o livro vai um recadinho para que o leitor deixe depois para outras pessoas lerem também", detalha a coordenadora. Por fim, a programação vai ser encerrada no dia 02/03 com a Feira de HQs, evento que ocorre das 11h às 18h. Ele vai reunir quadrinistas de Campinas e de outras cidades paulistas que vão participar de rodas de conversa com os leitores.

PROGRAME-SE

Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink - 11ª edição

Quando: até 02/03, de segunda à sexta das 9h às 17h (para visitação das exposições)

Onde: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink - Av. Benjamin Constant, 1.633, Centro

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por