PROGRAME-SE

Banda ‘Mayombe Afro-Latino’ faz show gratuito em Campinas

Os ritmos unem Brasil, África e Cuba em um show dançante e descontraído na tarde deste sábado (3) no Sesc Campinas

Da Redação/ [email protected]
01/02/2024 às 14:47.
Atualizado em 01/02/2024 às 15:01
A banda formada por Sergio Turcão (baixo e Voz), Jara Arrais (violão e voz), Ademar Farinha (viola guajira e voz) e Afonso Menino (Percussão) (Jana Arrais)

A banda formada por Sergio Turcão (baixo e Voz), Jara Arrais (violão e voz), Ademar Farinha (viola guajira e voz) e Afonso Menino (Percussão) (Jana Arrais)

A essência das influências rítmicas africanas na América Latina estão presentes no show da banda "Mayombe Afro-Latino", que se apresenta gratuitamente na tarde de sábado no Sesc Campinas. Criado em 2015 por motivação do músico Jara Arrais, o grupo toca e canta em ritmos como son, bolero, cha cha cha cubanos, pontos de umbanda, samba-landós peruanos e cumbias colombianas. "A música trilha o caminho que a voz dos povos escravizados encontrou para se expressar e preservar sua identidade e memória ancestral. Do encontro das culturas negras e ameríndias nasceu a afro-latinidade", diz o fundador.

O músico Jara Arrais conta que o projeto começou com a ideia de fazer um tributo a música cubana interpretada pelo "Buena Vista Social Club", mas como a formação é de músicos brasileiros, logo surgiu a necessidade de agregar os ritmos do Brasil. Há quatro anos Sérgio Turcão entrou na banda, que se expandiu para ritmos afro-latinos. Para ele, "embora tenha ritmos de vários países, ainda é mantida a essência da música cubana e essa mistura fascina, há uma energia e interação direta com o público, é música boa para dançar, cantar e ouvir". A apresentação será na área de convivência do Sesc, aberta e gratuita.

O show de 50 minutos tem a formação de Jara Arrais (violão e voz), Sergio Turcão (baixo e Voz), Afonsinho Menino (Percussão) e Ademar Farinha (viola guajira e voz). No repertório, a tradição da música popular cubana e afro-latina e seus grandes autores e intérpretes, misturados com os ritmos brasileiros. Entre as referências estão Buena Vista Social Club, Elíades Ochoa, Compay Segundo e Sonora Santanera. A percussão de Afonso Menino imprime um tempero de brasilidade ao grupo e a viola guajila de Ademar Farinha garante a latinidade e a sonoridade do 'tres cubano', um instrumento de tipo cordo

PROGRAME-SE

Música: Mayombe Afro-Latino

Quando: sábado, dia 3, das 16h às 17h30

Onde: Área de Convivência do Sesc - R. Dom José I nº 270/333, Bonfim

Entrada gratuita

Informações: Tel.: (19) 3737 1500 - Instagram @sescspcampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por