Disco 'Search for Gold' reúne brasileiros e Jack Endino, um dos grandes produtores do rock?n?roll
Integrantes da 7 Kinds of Monkeys, que lança seu primeiro CD, 'Search for Gold' (Divulgação)
Era para ser um disco solo, mas virou banda e ainda contou com a presença de um dos grandes produtores do rock’n’roll, Jack Endino, e músicos de renome, como Barret Martin (ex-baterista do Screaming Trees). Assim nasceu a 7 Kinds of Monkeys, que lança agora seu primeiro CD, 'Search for Gold', produzido no estúdio de Endino, que assinou discos do Nirvana, Soundgarden, Titãs e Nando Reis, entre outros. Encabeçada pelo capixaba Amaro Lima, a banda gravou durante seis dias em Seattle 11 músicas cantadas em inglês. A maioria compostas por Lima, com exceção da instrumental The Caboclos Jam, que “se fez” durante os ensaios.
Lima conta que, a princípio, sua ideia era de gravar um disco solo no Exterior. “O nome do Jack Endino surgiu numa conversa minha com o guitarrista carioca Ricardo Mendes, que se juntou a ele, assim como Barret Martin. Pensei que, claro, ele não iria topar. Mas começamos a trocar e-mails e Jack foi supersolicito, acabou virando assim”, diz. Além de produzir, Endino atua como baixista no CD.
Se o cantor se surpreendeu, o público não ficou atrás, uma vez que no fim de janeiro, Endino criticou bandas brasileiras que tentavam cantar em inglês e não conseguiam ser entendidas em sua página no Facebook. Seu post gerou uma grande polêmica no mundo do rock. Depois, o produtor se desculpou e disse que não era a intenção generalizar.
O fato é que ele já havia gravado com o 7 Kinds e são todas na língua do Tio Sam. Segundo Lima, “o que aconteceu foi um grande mal-entendido, mais um desabafo de uma situação, quem conhece o Jack sabe que ele adora a música brasileira e o Brasil. Ele jamais toparia tocar na banda se não achasse que poderíamos fazer um som com personalidade e qualidade. O toque que ele deu foi de que se quiser cantar em outras línguas, que seja inteligível. Bandas de outros países também cantam em inglês mesmo não sendo nativas na língua. Algumas são ótimas, outras nem tanto. A nossa língua é o rock.”
O trabalho começa acelerado com Search for Gold, que dá nome ao disco, seguido por Lose Control e Can. Por sua vez, as faixas Sweet Surender e Tell You, que figuram entre os pontos altos do trabalho, são mais cadenciadas. O resultado, segundo Endino, é um trabalho com “seção rítmica de guitarras e melodia com punch brasileiro e uma cozinha de baixo e batera rock’n’roll bem americanos.”
Simultaneamente ao lançamento de Search For Gold, um documentário sobre as gravações e as experiências em Seattle, dirigido por Fabio Seidl e Raphael Erichsen, está disponível no site do grupo (www.7kindsofmonkeys.com). Além de imagens em estúdio, o vídeo traz o encontro da banda com o baixista e cofundador do Nirvana, Krist Novoselic, e guitarrista do Soundgarden, Kim Thayil.