DOCUMENTÁRIO

Banca do Miro: do Centro de Campinas para a telona

‘O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar’ estreia amanhã, às 19h30, no MIS Campinas e há duas exibições programadas para o CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence, e no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo

Cristina Belluco/[email protected]
08/05/2024 às 15:46.
Atualizado em 08/05/2024 às 15:46
Localizada na Avenida Campos Sales, a Banca do Miro e de Wolmar foi ponto de encontros e um local de observação do cotidiano das pessoas que vivem e transitam pelo Centro da cidade (Divulgação)

Localizada na Avenida Campos Sales, a Banca do Miro e de Wolmar foi ponto de encontros e um local de observação do cotidiano das pessoas que vivem e transitam pelo Centro da cidade (Divulgação)

Mais do que vender jornais e revistas, a Banca do Miro – na Avenida Campos Sales, Centro de Campinas – era um local de encontros entre pessoas de diferentes comunidades, um ponto de cultura e um lugar estratégico de observação da vida cotidiana no coração da cidade. A jornada de 56 anos vivenciada pelos proprietários da banca está retratada no documentário “O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar”, produzido pela própria filha do casal, a fotodocumentarista Fabiana Ribeiro. A estreia será amanhã, às 19h30, o Museu de Imagem e do Som de Campinas (MIS), mas outras duas exibições estão programadas para o Ceu Mestre Alceu (no Jardim Florence) e no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo. Em todas as sessões, o casal de jornaleiros estará presente para uma roda de conversa após a exibição.

O documentário relata as memórias construídas pelo casal de jornaleiros durante décadas, os desafios enfrentados e as transformações culturais e sociais que testemunharam na região central de Campinas. Realizado durante a pandemia da covid 19, o filme mostra também os sentimentos que as restrições sociais do período provocaram neles e a decisão de fechar a banca, aos 83 anos de idade.

“O documentário oferece ao público uma visão única e comovente da vida desses dedicados jornaleiros, destacando não apenas suas jornadas pessoais, mas também a rica história de Campinas e a importância dos pequenos negócios locais na vida da comunidade. Muitos trabalhadores e trabalhadoras, como Miro e Wolmar, geralmente vivem no grande anonimato, mas constroem as memórias e a identidade da cidade”, afirma Fabiana Ribeiro, diretora do documentário.

O filme foi contemplado pelo edital 12/2022, Cultura em Casa, do Estado de São Paulo.

PROGRAME-SE

Documentário ‘O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar’

Quando: Estreia amanhã, dia 9 de maio, às 19h30

Onde: MIS Campinas, na Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas

Entrada Gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por