A ação “Semear da Julieta”, em tributo à palhaça venezuelana que foi morta no Amazonas em dezembro, acontece nesta quarta-feira, às 12h30, no centro de Barão Geraldo
Artista venezuela Julieta Hernández participou de curso de palhaçaria no Lume Teatro, em Barão Geraldo (Divulgação)
A artista venezuelana Julieta Hernández ficou conhecida nacional e internacionalmente por ter sido vítima de uma violência brutal no Amazonas, que pôs fim à sua vida em dezembro de 2023. Nesta quarta-feira (21), em Campinas, artistas vão se reunir para lembrar e celebrar a vida dessa palhaça e bonequeira que exatamente um ano atrás estava na cidade, no Lume Teatro em Barão Geraldo, fazendo o curso de palhaçaria de Ricardo Puccetti.
O ato, chamado de “Semear da Julieta”, reunirá os artistas da cidade em uma sequência de brincadeiras, palhaçadas e música em três bandos, saindo às 12h30 de três pontos diferentes do distrito, e vão se encontrar na Praça Horácio Leonardi, levando para plantas que ali serão cultivadas.
“Como agora está completando um ano que a Julieta esteve aqui e está acontecendo agora o curso de palhaçaria no Lume, algumas pessoas, junto com Ricardo Pucetti, tiveram a ideia de fazer uma homenagem”, explica Naomi Silman, atriz-pesquisadora. Uma preparação inicial dos artistas começará no Lume às 12h.
Segundo a palhaça Pamela Leoni, que organiza o ato, um colega que morou seis meses com Julieta, o Ruber, contou que a venezuelana tinha uma planta que ela levava para todo lado, cuidava com muito carinho e chamava de rara.
“Carinhosamente, ele falou que era uma planta comum e que o que a fazia ser rara era o amor e cuidado que Juli lhe dava. Essa história tão graciosa, palhacesca e cheia de magia nos inspirou a fazer o plantio de algumas ‘plantas raras’ em um ato artístico que reúne todas as pessoas interessadas em participar”, detalha Pamela.
O evento é aberto a todos que quiserem participar.
PROGRAME-SE
“Semear da Julieta”
Quando: Quarta-feira (21), às 12h30
Onde: Grupos saem do terminal de Barão Geraldo (Rua Luiz Vicentin, s/n), da Av. Albino J. B. de Oliveira, 1.430, e dos Correios (Av. Santa Isabel, 218), e o encontro final será na Praça Horácio Leonardi
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.