CADERNO C

Às margens do Rio Tapajós

Livro fotográfico com registros de expedição à Amazônia será lançado em evento na próxima quarta-feira, no Museu da Cidade — Casa de Vidro

Mariana Camba/[email protected]
18/05/2025 às 13:59.
Atualizado em 18/05/2025 às 13:59
Fotógrafo Giancarlo Gianelli registrou o atendimento de saúde oferecido à população, bem como paisagens e o dia a dia de moradores da região (Giancarlo Giannelli)

Fotógrafo Giancarlo Gianelli registrou o atendimento de saúde oferecido à população, bem como paisagens e o dia a dia de moradores da região (Giancarlo Giannelli)

Doze dias de expedição ao maior bioma do mundo – a Amazônia –, acompanhando o atendimento médico e odontológico em comunidades indígenas e ribeirinhas localizadas às margens do Rio Tapajós. Este foi o contexto da imersão experenciada pelo fotógrafo documentarista Giancarlo Giannelli, em julho e agosto de 2018, durante a expedição Barco Saúde. Os registros captados pelo também jornalista deram origem ao seu segundo livro “Amazônia – Rio Tapajós”, que será lançado na próxima quarta-feira (dia 21), no Museu da Cidade – Casa de Vidro. 

A obra reúne em torno de 80 fotografias em 96 páginas, intercaladas por textos reflexivos do autor. As fotos foram dispostas em quatro capítulos – “Bioma”, “População”, “Atendimentos” e “Riquezas Naturais e Humanas”, com registros das cenas de atendimentos, momentos de cuidado, brincadeiras das crianças com os estudantes, paisagens do Tapajós e retratos da rotina em territórios onde a floresta e o rio são partes da vida diária. 

O livro traz a beleza e o poder do Rio Tapajós – que, para Giannelli, é algo único e singular diante das riquezas naturais brasileiras. O fotógrafo descreveu o cenário na época da expedição como um rio de cor azul como o mar, de imensidão capaz de dar a sensação de mar aberto ao perder de vista as suas margens. Ele acompanhou a mesma expedição seis vezes, sendo a última no ano passado. O livro traz os registros de sua segunda experiência, vivenciada há sete anos. 

Em 2023, quando o fotógrafo retornou ao mesmo cenário, a imensidão azul tinha dado origem à seca. Para ele, foi difícil conceber o contraste entre o antigo infinito do rio e o vazio, sem água, algo que ele descreveu como "triste aos olhos de quem se maravilhou com um horizonte sem fim”. 

Durante a expedição Barco Saúde mostrada no livro, mais de 2 mil moradores dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro foram atendidos. Giannelli contou que vivenciar a prestação do serviço de saúde gratuito – orientações e cuidados básicos – foi uma experiência transformadora, em uma região que tem mudado de maneira avassaladora. “A gente ouve, observa, toca, sente. Tudo de forma mais profunda, porque a vida ali exige mais sensibilidade”, refletiu. Para ele, apesar de a água oferecer muito à população local, a capacidade dessas famílias de gerirem o próprio alimento ainda é limitada, por isso os problemas vão se acumulando. Durante as expedições, o autor também produziu um documentário com depoimentos de moradores, alunos e professores.

Dentre os registros marcantes da viagem de 2018, ele lembra dos idosos com quem teve contato – pessoas entre 90 e 100 anos. Destaca a figura de um senhor, que carregava consigo uma expressão sofrida, enquanto demonstrava uma face carinhosa e afetiva – este é um dos personagens do livro. 

“Amazônia – Rio Tapajós” é o segundo livro de Giannelli, que publicou o primeiro – “Amazônia: o pulmão, o sangue e os glóbulos verde amarelos” – em 2023. As expedições Barco Saúde são uma iniciativa da Faculdade São Leopoldo Mandic, que também patrocinou a publicação com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. 

Durante o evento de lançamento na próxima quarta-feira, Giannelli contará um pouco da experiência que deu origem ao livro e, na sequência, vai autografar e distribuir 200 exemplares, gratuitamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por