Show de Variedades que acontece hoje no Ponto de Cultura Quintal Garatuja reúne várias linguagens artísticas em um único evento
Evento, que terá entrada gratuita, reunirá diversas manifestações artísticas, como música, teatro, poesia, dança e grafismos indígenas (Dilermando Pesci)
Teatro, poesia, histórias, grafismos indígenas, dança e música, tudo muito inspirado na cultura popular brasileira. Essa mistura faz parte da programação do Show de Variedades que ocorre hoje no Ponto de Cultura Quintal Garatuja, no bairro Jardim Nova Europa, em Campinas. O projeto tem como propósito unir uma pluralidade artística, com diferentes linguagens culturais, em um único evento no estilo cabaré: são vários pequenos shows, de 15 a 20 minutos cada, onde artistas da região se apresentam. O local estará aberto a partir das 19h30 para a chegada do público, para início pontualmente às 20h. A entrada é gratuita.
OS ARTISTAS DO SHOW
Nesta edição do Show de Variedades, serão seis apresentações com artistas solo ou grupos. Integrante do Grupo Já de Teatro, de Jaguariúna, o ator Luiz Melo leva ao palco uma parte do monólogo “Euxú”, que debate questões sobre a masculinidade negra. Para isso, ele faz uso de diversos personagens da dramaturgia brasileira para construir uma narrativa. Já Pamella Villanova, fundadora do projeto, artista e pesquisadora em teatro, leva para o público um trecho de seu doutorado sobre a problemática dos resíduos sólidos e do lixo em Campinas.
Dudu Ferraz, cantor e violonista, gestor do Ponto de Cultura Quintal Garatuja ao lado de Pamella, também integra a programação com seu show de músicas autorais no estilo MPB. Alê Freire, que circula com o show musical e teatral “Lugar Sentido”, leva hoje para o evento parte do espetáculo. O drama cantado, musicado e encenado trata de assuntos atuais, como a relação conflituosa com a terra, as invasões e a resistência dos diversos quilombos e povos indígenas.
Outro convidado é o sexteto vocal feminino Flor da Pele, formado por Ana Salvagni, Camila Pereira, Julia Conterno, Juliana Kaneto, Kátia Nascimento e Regiane Bataglini. Com direção musical de Ana Salvagni, o grupo apresenta arranjos de canções aclamadas da música popular brasileira. Por fim, completa o núcleo de artistas do Show de Variedades o antropólogo indígena Ugise Kalapalo, pesquisador sobre a educação indígena e a formação da pessoa Kalapalo na Unicamp.
Flautista, lutador e pintor dos grafismos Kalapalo, ele vai apresentar a história e simbologias em torno desses grafismos indígenas e ainda realizará uma pintura ao vivo no espaço. As artes estão muito presentes na vida dos indígenas Kalapalo, principalmente na realização de rituais.
PROPOSTA DO EVENTO
"Nesta edição, temos artistas com uma variedade de identidades e territórios, pensando na nossa região do interior paulista”, aponta Dudu. De acordo com ele, a proposta do Quintal Garatuja, desde a sua formação, é ser um espaço interdisciplinar. “Ou indisciplinar”, brinca. “É um lugar que busca essa relação entre as diversas linguagens culturais, seja na parte formativa ou nas apresentações. E a curadoria do Show de Variedades segue esse princípio.” Apesar da proposta de diversidade artística, a cultura popular é um dos focos do espaço e também do evento de hoje.
PROGRAME-SE
Show de Variedades
Quando: Hoje (1º de junho), às 20h
Onde: Ponto de Cultura Quintal Garatuja – Rua São Miguel Arcanjo, 1520, Jd. Nova Europa
Entrada gratuita
Informações: @quintalgaratuja
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.