Projeto do Grupo Primavera promove apresentações gratuitas de dança contemporânea e hip-hop
O Grupo Primavera tem 44 anos de existência e atendeu mais de 12 mil jovens no decorrer dessa trajetória. (Divulgação)
O projeto Arte e Cultura em Movimento, do Grupo Primavera, realiza 17 apresentações itinerantes e gratuitas de dança contemporânea e hip-hop neste mês, visando a disseminação da arte e da cultura em instituições, locais públicos e escolas. O objetivo do grupo é caminhar por áreas carentes e estimular a proximidade e o interesse cultural da população em vulnerabilidade social. Em 2025, o projeto completa 20 anos de história, o que trouxe mais motivos de celebração, por meio das exibições de dança previstas no calendário anual de atividades do grupo.
Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo circula com as apresentações de dança contemporânea e hiphop. Ao todo, participam 15 dançarinos que, ao reunirem cinco coreografias, conseguiram aliar os dois estilos artísticos nas exibições. A série de 17 apresentações teve início no dia 3 de abril e seguirá até 26 deste mês, abrangendo oito entidades, uma escola e um espaço público – o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
Hoje, os dançarinos se apresentarão no final do primeiro torneio de Beach Tênis promovido pelo Grupo Primavera, em Paulínia, a partir das 9h. Este será um evento beneficente em que toda a renda angariada será revertida à manutenção das atividades do grupo. Serão cobrados ingressos para os que tiverem interesse em competir no torneio, mas a entrada para assistir às partidas e à apresentação de dança é gratuita.
Do dia 14 a 25 de abril, outras quatro entidades receberão o projeto Arte e Cultura em Movimento. Essas apresentações serão destinadas tanto às pessoas atendidas pelas instituições, como também abertas ao público em geral. Na segunda-feira (dia 14), o grupo de dança estará na Associação de Assistência Social São João Vianney, em Campinas, onde fará duas exibições – às 9h e às 13h.
Já na próxima quinta-feira (dia 17), os dançarinos se apresentarão no Centro Socioeducativo Semente Esperança, no Jardim Paranapanema. Também serão abrangidos pelo projeto a Obra Social São João Bosco, na Vila Taubaté, no dia 24, e o Centro Social Romilia Maria, no Jardim das Oliveiras, em 25 deste mês. Já tiveram a oportunidade de assistir ao grupo de dança a Casa de Nazaré, a Escola Vila Olímpia e as duas unidades do Instituto Semear em Campinas.
Este ciclo do Arte e Cultura em Movimento será encerrado no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) no dia 26 de abril. A partir das 13h, nas proximidades do kartódromo, os dançarinos apresentarão a coreografia que mistura dança contemporânea e hip-hop e vão interagir com público.
GRUPO PRIMAVERA
Segundo a coordenadora artística do Grupo Primavera, Sandra Zuliani, a instituição atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que vivem no entorno do Jardim São Marcos. Eles participam de oito oficinas artísticas de canto coral, teatro, dança contemporânea, hip-hop, literatura, artes visuais, robótica e artes digitais. O grupo conta com recursos da Lei Rouanet e as atividades são desenvolvidas durante todo o ano. Os jovens que demonstram maior aptidão e interesse pela dança participam do chamado Núcleo de Dança, formado por 20 alunos, entre 10 e 15 anos.
Sandra explica que, quando as apresentações ocorrem em escolas municipais de Campinas, o grupo tem uma devolutiva importante dos estudantes que acompanham os eventos. “O nosso propósito é ir além de nossa área de atuação e atender as demais organizações e espaços públicos e periféricos que enfrentam a vulnerabilidade social.” A proposta, acrescentou, “é propagar a cultura e a arte, ampliar o olhar dos jovens para o mundo de oportunidades que estão além do universo que eles ocupam hoje. Esta dinâmica é uma troca pedagógica”.
O projeto Arte e Cultura em Movimento atende uma média de 250 jovens, por meio de um plano de trabalho mantido em parceria com a Prefeitura de Campinas, com atendimento no contraturno escolar dos jovens.
O Grupo Primavera tem 44 anos de existência e atendeu mais de 12 mil jovens no decorrer dessa trajetória. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a exigência de os jovens estarem matriculados na rede pública de ensino.
PROGRAME-SE
Apresentações gratuitas do Núcleo de Dança do Grupo Primavera
Quando: Dia 12 (hoje): Evento Primavera de Beach Tênis, entre 10h e 12h
Onde: Rua Oshita Sigrist Pongeluppi, 605, bairro Morumbi, Paulínia
✔ Dia 14: Associação de Assistência Social São João Vianney, às 9h e 13h
Onde: Rua Francisco Bianchini, 1.199
✔ Dia 17: Centro Socioeducativo Semente Esperança, às 9h e 13h
Onde: Rua Crispim Ferreira de Souza, 144, Jardim Paranapanema
✔ Dia 24: Obra Social São João Bosco, às 9h e 13h
Onde: Rua João Canaes, 75, Vila Taubaté
✔ Dia 25: Centro Social Romilia Maria, às 9h e 13h
Onde: Rua Agnaldo Macedo, 123, Jardim das Oliveiras
✔ Dia 26: Encerramento na Lagoa do Taquaral, das 13h às 17h, entrada próxima ao kartódromo
Onde: Avenida Dr. Heitor Penteado, 1.671
Informações: gprimavera.org.br e pelo telefone (19) 3746 7990
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.